5 dicas para uma equipe de TI de alta performance

O papel da TI está mudando e, como já falei em outras ocasiões no blog da Scurra, a mudança é para melhor. Times de TI passam a assumir uma função essencial na estratégia da empresa, uma vez que cada vez mais é a tecnologia que permitirá as outras equipes a serem produtivas, os gastos a serem cortados e as organizações a serem mais lucrativas.

Já que eles têm sido cada vez mais importantes no atingimento de metas organizacionais, como fazer com que times de TI se destaquem? Como ter uma equipe de TI de alta performance? Para responder às questões, separamos cinco dicas:

01 – Defina metas e expectativas

Para ter uma equipe de TI de alta performance é essencial que cada membro saiba os objetivos da área, para onde ela está indo e qual a importância do setor para o atingimento das metas organizacionais. Definir metas gerais e para cada colaborador ajuda no direcionamento que cada um deve seguir.

Tenha em mente que uma vez definidas as metas, todos os membros terão uma noção clara de sua importância, o porquê de fazerem o que fazem e como seu trabalho auxilia nas operações da empresa como um todo. Além disso, forneça ao seu time informações básicas e os objetivos por trás de cada atividade, tarefa ou projeto.

02 – Forneça as ferramentas certas

É até estranho imaginar uma área de TI defasada de tecnologia, mas, acredite, isso acontece muito. Uma equipe de TI de alta performance investe em ferramentas que promovem colaboração e eficiência ao mesmo tempo em que reduzem horas manuais e melhoram a precisão na identificação de problemas de rede, infraestrutura ou segurança.

Quando falo de ferramentas, falo inclusive das ferramentas de suporte remoto. Por meio delas, a equipe consegue responder com muito mais rapidez aos eventos e às ameaças, além de simplificar processos de atualização e correção de problemas.

03 – Forneça treinamentos

Não apenas para a criação de equipe de TI de alta performance, mas para quaisquer outros times da empresa, o fato é que: o desenvolvimento profissional é importante tanto para o colaborador quanto para a organização como um todo. A partir do momento que a empresa oferece oportunidades para o funcionário aprender sobre tecnologias mais recentes, por exemplo, ela mostra ao colaborador o quanto confia nele. O funcionário, por sua vez, sente-se muito mais motivado em melhorar seu desempenho.

04 – Trate bem o time

Uma equipe de TI de alta performance depende do comprometimento de todo o time. Para conseguir colaboradores comprometidos, quem está na liderança deve exercer a função de líder e não de chefe (ou seja, não ser aquela pessoa que apenas dá ordens). Existem diversas pesquisas hoje em dia que dizem que a motivação de um funcionário e sua respectiva produtividade está diretamente ligada com quão feliz ele está em seu trabalho. Líderes têm um papel fundamental em manter os colaboradores satisfeitos.

05 – Terceirize tarefas rotineiras

Uma equipe de TI de alta performance foca em trazer resultados. Existem tarefas rotineiras do setor, que são muito importantes para toda a empresa, mas que ocupam um tempo que poderia ser investido em atividades muito mais estratégicas.

Por exemplo, CIOs têm diversas prioridades que vão além de definir o que é necessário em termos de tecnologia para a empresa conseguir alcançar suas metas, ou melhores práticas e ferramentas que as áreas podem utilizar (aliás, como comentei em outro artigo, isso é função de todos os líderes, independentemente de suas áreas).

Uma empresa terceirizada pode ser um braço do CIO e da equipe de TI. Para aprofundar-se no tema, recomendo o post 5 vantagens de terceirizar a TI de sua empresa

Mais sobre equipe de TI de alta performance?

Este artigo procurou mostrar algumas dicas para uma equipe de TI de alta performance. Além delas, é sempre bom lembrar que não existe nada tão eficaz quanto ir direto à fonte. Se você for um líder de TI, recorra constantemente à sua equipe e veja quais as necessidades de seus colaboradores.

Não esqueça de sempre contar com as ferramentas certas. Caso você precise de uma ajuda extra, tenha o auxílio de especialistas na área. Se quiser saber mais, entre em contato com a Scurra! E se este artigo foi útil para você, compartilhe-o com seus colegas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *