5 Temas de TI que vão continuar em pauta em 2019


Assim como percebemos em 2018, o novo ano continua com dois ingredientes essenciais para a competitividade atual: inovação e agilidade. O mesmo acontece para a área de Tecnologia da Informação, pois alguns temas de TI vão continuar em pauta em 2019. Confira os cinco que nós, da Scurra, consideramos como principais:

#01 – Adesão aos Projetos em Nuvem

A Forrester, em seu relatório intitulado “Predictions 2019: Cloud Computing” (Previsões 2019: Computação na Nuvem), prevê que em 2019 a nuvem alcançará “seus anos mais jovens e mais interessantes, trazendo serviços de desenvolvimento inovadores para aplicativos corporativos em vez de apenas servir de servidores e armazenamento mais baratos e temporários”.

O IT Forum também destacou o cloud computing. De acordo com o site, os serviços de infraestrutura de sistemas em nuvem (IaaS) são um dos segmentos que mais cresce. A modalidade deve saltar para 27,6% em 2019, chegando a alcançar US$ 39,5 bilhões, contra os US$ 31 bilhões em 2018.

Computação em nuvem é não apenas um dos temas de TI que vão continuar em pauta em 2019, mas também um assunto que temos prestado atenção por aqui. Caso queira saber mais, recomendo estes artigos:

#02 –  Segurança da Informação

Se em 2018 vimos alguns escândalos com relação ao vazamento de dados, a segurança da informação é, definitivamente, um dos temas de TI que vão continuar em pauta em 2019.

Para evitar problemas e garantir que os dados e informações da sua empresa e clientes estejam protegidos, é importante tomar alguns cuidados como:

Sobre o tema, recomendo o post: Saiba como evitar prejuízos decorrentes da área de TI em sua empresa.

#03 – Backup Corporativo

Backup corporativo é também medida de segurança da informação. Aliás, é considerada como a melhor estratégia adotada pelas empresas para armazenamento de dados. Sobre isso, o Cloud Computing, como comentamos no primeiro ponto deste artigo, é uma excelente opção.

Para se aprofundar no tema, recomendo o post Fazer backup na nuvem ou em uma ferramenta efetiva?.

#04 – Eficiência e Gestão dos ativos computacionais

Dos temas de TI que vão continuar em pauta em 2019, este tem a ver com um ponto primordial para qualquer empresa: redução de custos. Se a TI não administra adequadamente os ativos computacionais, a empresa acaba tendo desperdícios com investimentos inapropriados. Além disso, acaba correndo sérios riscos de qualidade e segurança.

O tema é inclusive abordado na ABNT NBR ISO/IEC 27002 – Código de Prática para a Gestão de Segurança da Informação. A norma reforça que ter informações detalhadas sobre todos os equipamentos de informática e softwares utilizados pela empresa é importante por aspectos como:

  • Facilidade na localização dos ativos computacionais;
  • Permite a identificação de fontes de recursos mal utilizados;
  • Evita furtos e extravios de equipamentos;
  • Melhora o controle do desempenho dos ativos computacionais.

#05 -Terceirização da TI

A terceirização sem dúvidas seguirá como um dos temas de TI que vão continuar em pauta em 2019. Principalmente para empresas que começam a enxergar que a TI é uma área estratégica, afinal, ela garante não apenas um ambiente mais produtivo, como também a segurança dos dados do seu negócio.

Como investir na contratação de bons funcionários requer altos custos para a empresa, a terceirização da TI tem sido cada vez mais a opção escolhida para organizações que não tem caixa para os altos encargos trabalhistas no Brasil, mas que por outro lado não querem delegar a tarefa para quem não tem experiência.

Temos um post falando sobre as 5 vantagens de terceirizar a TI da sua empresa. Confira!

Para fechar…

Você tem algo a incluir sobre os temas de TI que vão continuar em pauta em 2019? Em caso afirmativo, fique à vontade para fazer sua contribuição. E para continuar antenado sobre as tendências da área de Tecnologia da Informação, fique de olho no blog da Scurra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *