A importância da TI para a Gestão Empresarial

Quem já esqueceu o celular em casa e saiu para trabalhar, ou encerrou o expediente e deixou o celular na empresa, sabe o que é passar pela sensação de que tem alguma peça de roupa faltando. Ou, ainda: a internet não precisa cair para você saber que sem ela é praticamente impossível fazer o seu trabalho.

Esses foram apenas dois exemplos que mostram o quanto hoje não vivemos sem tecnologia, seja no lado pessoal ou no profissional. Se não conseguimos conceber uma empresa sem a parte administrativa, tampouco conseguimos pensar em modelos de negócio sem computadores e/ou sistemas de informação. Essa é a era em que vivemos e não tem mais como voltar atrás.

Ao invés de um custo, cada vez mais empresas passam a entender que tecnologia significa oportunidade de fazer mais negócio, aumentar a produtividade e reduzir despesas. Todavia, para que essa visão esteja clara, e para que organizações realmente usufruam dos benefícios da tecnologia, é necessário ter em mente que sem a TI a Gestão Empresarial não está completa.

Por que a Gestão Empresarial precisa da TI?

Antes de mais nada, é necessário entender que, ao contrário do que muitos pensam, TI não significa automatizar o local de trabalho.  A TI de hoje exerce um papel estratégico, sendo que profissionais da área têm a função de avaliar as particularidades da empresa e definir estratégias que façam a tecnologia trabalhar como parte de um todo.

Hoje fala-se em Transformação Digital, a qual apoia-se em tecnologia, mas não se encerra nela. Não existe uma regra que sirva para todo modelo de negócio. Priorizar as diferentes necessidades tecnológicas para alavancar a Gestão Empresarial é papel da TI.

Por exemplo, pode ser que para seu negócio faça mais sentido investir em servidor interno, enquanto que para outro o mais indicado seja possuir uma estrutura em nuvem terceirizada. Aqui entra a importância da TI estratégica, a qual avaliará se a empresa está preparada para o uso da computação em nuvem.

A Gestão Empresarial de hoje precisa estar atenta às demandas de mercado e às mudanças de padrões de clientes. Por isso, mais do que nunca organizações têm que ter a capacidade de responder às alterações nos ambientes internos e externos em tempo quase real. Isso só é possível com uma Gestão Empresarial que leva em conta o Planejamento de TI.

E o que falar da segurança da informação? Numa era cada vez mais centrada em dados (Big Data), a informação é um ativo valiosíssimo para qualquer empresa. É praticamente impensável uma Gestão Empresarial conseguir sobreviver por muito tempo sem dar valor para segurança de dados. Um dos papéis da TI é justamente o de garantir a segurança interna do negócio com relação aos seus dados, com uma política de segurança de TI que preserve e garanta a integridade dos dados corporativos.

Para encerrar: Gestão Empresarial x Investimento em TI

Logicamente que qualquer Gestão Empresarial trabalha em cima de orçamento. São várias as empresas que vejo diminuírem investimentos em Tecnologia da Informação para cortar gastos. Todavia, atualmente existem diversas maneiras de usufruir dos benefícios da TI sem que para isso seja necessário um investimento maior do que a empresa possa bancar.

Destaco que a TI auxilia no autoconhecimento da empresa e nas soluções de automação mais modernas que venham a desonerar o seu custo operacional. Otimizar os recursos, como com a terceirização de serviços de TI, são alternativas para que a Gestão Empresarial conte com o apoio da tecnologia.

Se você quiser conversar mais sobre a importância da TI na Gestão Empresarial, entre em contato. Aproveito para convidar você a nos visitar na Expogestão 2018. Estaremos por lá nesta semana, entre 8 e 10 de maio. Será um prazer conversarmos e analisarmos, juntos, como a TI pode apoiar a alavancar o seu negócio. Até breve!

2 Comentários
  1. 3 anos ago
    André Matias

    Excelente material!

    Responder
  2. 3 anos ago
    sadi JG

    a cada dia mais impossível gestão sem TI. Excelente matéria.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *