Alternativas ao Office? Confira 4 opções gratuitas

É impossível falarmos de softwares para escritórios sem pensarmos em Microsoft Office. Não precisamos nem nos dar ao trabalho de pesquisar, pois sabemos que o pacote Office é o que domina empresas, lares e escritórios por aí. Isso não é ao acaso, afinal, praticamente todas as tarefas que devem ser executadas por um escritório têm um software desenvolvido pela Microsoft.

Aplicativos como o Word, PowerPoint, Excel, Outlook etc. estão nos computadores de milhares de pessoas e possuem cada vez mais recursos. Claro que tudo isso vem com um preço e é aí que o pacote Office pode não ser tão atrativo. Se de um lado temos um grupo de pessoas ou de empresas que precisa do Microsoft Office por seus recursos, de outro temos aquele grupo que, mesmo formado por pessoas com conhecimento técnico, não precisa de um editor de texto tão completo, por exemplo.

Para falar com este segundo grupo é que apresento, neste post, algumas alternativas ao Office para facilitar suas tarefas.

A evolução de “Offices”

Antes de mais nada, quero esclarecer um termo que usarei. Por evolução de “Offices” chamo os programas utilizados como alternativas ao Office. É fato que temos avançado no terreno dos softwares gratuitos. Temos, inclusive, os programas de escritório online, como o Google Docs, que ganham mais e mais adeptos. Sendo assim, vamos acompanhar quatro alternativas ao Office:

Google

Google Docs, Google Slide, Google Sheet e Google Hangouts. Dentre as melhores alternativas ao Office sem dúvidas está o conjunto de aplicativos Web da Google. Além de serem gratuitos eles baseiam-se na nuvem e não é necessário passar pelo processo de instalação (tedioso) do Office. O acesso é por meio de uma conta Google e uma conexão de internet ativa.

A suite online da Google é composta por um processador de texto (Docs), um aplicativo de apresentação (Slides) e uma planilha (Sheets). Além desses aplicativos principais há vários outros, sendo que o Forms (para formulários) também tem sido muito utilizado.

Especificamente sobre o Google Docs, ele suporta exportação simples para formatos de documentos padrão do setor, como Microsoft ‘docx’, PDF e vários outros. O mesmo ocorre com os aplicativos de Planilhas e Apresentações.

Outra característica do Google Office é o compartilhamento de documentos com amigos ou até mesmo publicamente, o que o faz ser um grande concorrente frente ao Microsoft Office Online. Além disso, é possível convidar pessoas para editar com você em colaboração em tempo real.

O Skype é outro aplicativo do pacote Office bastante utilizado. Como alternativa, o Google oferece o Hangouts. E se a Microsoft tem o OneDrive – serviço de armazenamento na nuvem que oferece a opção de guardar arquivos na rede – a Google oferece o Google Drive.

LibreOffice

O LibreOffice é outra das alternativas ao Office. Trata-se de uma suite gratuita rica em recursos, sendo distribuída em um pacote único. Em termos de evolução de “Offices”, o LibreOffice desponta, pois oferece todos os aplicativos que você precisa para criar apresentações (como no PowerPoint) e editar documentos (como no Word) e planilhas (como no Excel). Além desses, possui o Base (equivalente ao Access), dentre outros programas.

Para utilizá-lo, o LibreOffice deve ser instalado no seu computador. Seu funcionamento não depende de uma conexão com a internet.

WPS Office

O WPS Office é outro nome que surge dentre as alternativas ao Office. Ele oferece um processador de texto, uma planilha eletrônica e um programa para apresentações. O WPS Office inclui o recurso de sincronização em nuvem, permitindo que os usuários sincronizem o progresso do documento entre os dispositivos.

Possui também um conversor Word – PDF embutido, mas a versão gratuita oferece um número limitado de conversões. Oferece suporte aos formatos DOC e DOCX, XLS e XLSX, PPT e PPTX, e ODT (formato do OpenOffice).

Apache OpenOffice

O OpenOffice é também uma evolução de “Offices”. Compatível com outras suites de escritório, incluindo, claro, o MS Office, o Apache OpenOffice é gratuito e também requer uma instalação para uso. Ele oferece diversas alternativas para aplicativos do pacote Office como Word (chamado de Writer), Excel (chamado de Calc) e Power Point (denominado de Impress). Além disso, é compatível a todos os formatos do Office.

Alternativas ao Office: qual escolher?

Se você não procura por uma solução na nuvem, o LibreOffice é a melhor opção ao pensarmos em um substituto do Microsoft Office. Caso a conectividade com a Internet seja um ponto importante, o Google Docs é uma ótima maneira de criar e compartilhar arquivos.

No entanto, ressalto que cada caso deve ser avaliado com atenção. Se precisar de ajuda, podemos bater um papo. Espero que este artigo tenha ajudado você. Em caso afirmativo, fique à vontade para compartilhá-lo com seus colegas. Aproveite que está aqui e acesse outros artigos no Blog da Scurra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *