Backup em nuvem, por que você ainda não está usando?

BackupCloud

O backup em nuvem vem crescendo muito ultimamente e se tornado uma ferramenta eficiente para armazenamento de informações, principalmente no ramo empresarial. Vários fatores, como facilidade, segurança e economia são os pontos fortes deste sistema, o que faz questionar o porquê de muitos ainda não estarem utilizando esta ferramenta.

As principais vantagens do backup em nuvem

Também conhecido pelo termo em inglês cloud (nuvem), a computação em nuvem proporciona formas muito eficientes de armazenar arquivos, realizando um backup completo de todas as informações necessárias. Um dos pontos mais atrativos deste sistema está na economia. Os gastos que empresas têm com equipamentos, operação, manutenção, espaço físico e pessoal especializado para atuar neste setor é muito mais alto do que manter um backup em nuvem, e de forma a garantir a mesma qualidade esperada por um serviço próprio. Além disso, a facilidade de acesso aos dados é maior, havendo todo um sistema interligado que proporciona ao usuário as facilidades de acessar por computadores, tablets ou smartphones, de qualquer lugar, as informações necessárias, não havendo limitações físicas para este trabalho.

Segurança do backup em nuvem

A segurança é outra palavra chave que ganha destaque nos serviços de backup em nuvem. A quantidade de dados contidos em uma empresa é enorme, e a necessidade de preservar integralmente estas informações é crucial, já que toda uma história está contida ali.

Quem opta por manter seus arquivos salvos em unidades físicas sempre está sujeito a sofrer com alguns imprevistos, sejam problemas operacionais, como mal funcionamento de equipamentos ou danos irreversíveis, sejam problemas naturais, como incêndios, alagamentos ou outros fenômenos que quando ocorrem acabam sendo de um alto nível destrutivo para informações que estão vulneráveis a isto.

A segurança proporcionada pelas nuvens garante que estes imprevistos não façam parte das preocupações daqueles que optarem por este serviço, já que os dados são mantidos de forma eficiente em vários lugares, impossibilitando a ocorrência de prejuízo na ocorrência de um único fenômeno.

Com relação à segurança virtual, os dados locais estão sujeitos aos ataques de vírus, fator mais difícil de ocorrer no backup em nuvem em virtude de sistemas de segurança digital serem muito mais avançados. Além da segurança digital, a física também é atrativa, impedindo pessoas má intencionadas de terem contato com estes dados, principalmente em decorrência de furto de equipamentos.

Olho no futuro

A tendência mundial é que a quantidade e qualidade dos dados seja ampliada com o tempo, sendo necessário um planejamento prévio para gestão destas informações. A facilidade de expansão do armazenamento de dados em nuvem é muito maior quando comparados a espaços físicos, deixando de ser uma preocupação para quem imagina um crescimento futuro.

De acordo com pesquisas realizadas recentemente pela empresa Harris Interactive, cerca de oito em cada dez empresas mundiais, entre médias e grandes já pensam à frente e utilizam o sistema de armazenamento de informações nas nuvens, ganhando em planejamento, eficiência, economia e até sustentabilidade.

Talvez esta seja a hora certa de rever algumas opções e iniciar a utilização desta tecnologia, que pode auxiliar de forma surpreendente o modo como as informações são tratadas e cuidadas, tanto para pessoas físicas, como para empresas de todos os portes.

Este post foi útil para você? Deixe sua opinião nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *