Benefícios que uma ferramenta de Help Desk pode trazer para sua empresa

Como sabemos, as relações com um cliente não se encerram quando o produto ou serviço é entregue. Muito pelo contrário: é justamente aí que o relacionamento se inicia. Portanto, do ponto de vista dele, é importante que ele saiba que existe uma equipe de profissionais sempre a postos para ajudar a sanar dúvidas e problemas. Isso significa que a empresa precisa adotar boas práticas e fazer da tecnologia sua aliada, por meio de ferramentas de suporte (Help Desk).

Um sistema de Help Desk automatiza um fluxo de trabalho para resolução de problemas, centraliza informações e mantém todos os funcionários envolvidos cientes do andamento do processo, dos prazos e prioridades. Isso é possível porque um software de Help Desk recebe, registra e atribui problemas aos técnicos apropriados, simplificando o processo para todas as partes envolvidas.

Mas se você ainda não está convencido sobre a importância de uma ferramenta de suporte, dê uma olhada nas vantagens do Help Desk:

1 – Possibilidade de análise de métricas

Muitos gestores de suporte não conseguem medir a eficiência do serviço, os problemas mais comuns e quanto tempo é gasto para resolvê-los. Os chamados possibilitam que o serviço possa ser medido. Por consequência, gestores terão dados confiáveis na hora de apresentar à diretoria a evolução da área (e solicitar mais recursos).

2 – Formalização dos serviços

Quantas vezes você já tentou resolver um problema por telefone e teve que repeti-lo para diversos atendentes, por que ninguém sabia do que se tratava? Uma ferramenta de Help Desk registra todo o andamento do chamado e evita que isso aconteça. Além disso, cuida para que prazos sejam atendidos.

3 – Desenvolvimento de produtos/serviços com mais qualidade

Quando clientes procuram um suporte técnico, a empresa tem a valiosa oportunidade de analisar as informações do chamado e usá-las para melhorar a qualidade dos produtos e/ou serviços que oferece ao mercado. Para analisar as informações é preciso tê-las registradas em todas as suas etapas.

4 – Satisfação do cliente

Uma grande parte de empresas perde clientes devido à baixa qualidade de atendimento do suporte técnico. Ao não ter uma ferramenta de Help Desk existe a grande probabilidade de uma reclamação se perder ou passar para alguém que não sabe nem do que se trata. Isso representa motivo de sobra para a insatisfação do cliente, o que, ao final do mês, pode afetar em perda de receita.

5 – Priorização de chamados

Problemas diferentes exigem diferentes níveis de prioridade. Ao ter tudo registrado em um Help Desk, os chamados mais importantes ganharão prioridade, o que trará mais foco a toda a equipe.

6 – Equipe mais eficiente

Com uma ferramenta de Help Desk a equipe de suporte pode trabalhar em vários chamados de uma vez, encontrando muito mais facilmente todas as informações que precisa. Isso faz com que a produtividade e eficiência do time aumentem.

7 – Tickets são atribuídos para as pessoas certas

Como em uma ferramenta de Help Desk o processo é todo automatizado, cada etapa é direcionada à pessoa certa, evitando que o chamado fique parado até que alguém decida resolvê-lo.

Por fim, Help Desk é bom para todo mundo!

Ao utilizar um Help Desk, ganha a empresa e ganha o cliente. A relação, como você pode ver, é de ganha-ganha. Isso porque as funcionalidades de um software de Help Desk melhoram interações, organizam informações e simplificam processos.

Além disso, ferramentas de suporte não só atendem às necessidades do usuário final, mas conectam áreas estratégicas dentro da empresa. Por isso, o Help Desk é visto como um componente para a empresa atingir objetivos estratégicos.

Este artigo foi útil para você? Deixe um comentário e conte para nós o que achou. Fique também de olho em nosso Blog Scurra TI para ficar por dentro de nossos artigos e novidades. E se este post foi útil para você, fique à vontade para compartilhá-lo com seus colegas.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *