Chat Corporativo – Sistemas corporativos para troca de mensagens

Chat

Infelizmente, a dificuldade de comunicação ainda é um problema que faz parte do cotidiano de muitas empresas. Na maioria das vezes, os colaboradores parecem não “falar a mesma língua”, o que acaba gerando problemas como redução da eficiência da equipe, atrasos nas entregas e diminuição da qualidade dos produtos e serviços ofertados pela empresa. Acredita-se até que grande parte das mensagens internas enviadas pelo tradicional “boca a boca” nem sequer são recebidas pelo destinatário. Daí a importância do estabelecimento de canais de comunicação eficientes dentro das organizações.

Afinal de contas, a produtividade dos funcionários depende de uma comunicação ágil, rápida e de qualidade em todas as atividades e processos da empresa. Neste cenário, o chat corporativo destaca-se como uma solução ideal, já que ele capaz de manter a sintonia entre a equipe e fazer com que todos os membros trabalhem em sinergia, com o mínimo de conflitos e discussões. Neste post, explicaremos como um sistema corporativo para troca de mensagens internas pode ajudar a melhorar a comunicação na sua empresa e listaremos algumas ferramentas que podem ser utilizadas para esta finalidade. Acompanhe:

O que é o chat corporativo?

Se você estiver ocupado lidando com as finanças e estratégias da sua empresa, ao mesmo tempo em que busca novas maneiras de aumentar a produtividade e a eficiência dos seus colaboradores, chegou a hora de adotar o chat corporativo. Este é um software, que oferece aos colaboradores diversas facilidades que otimizam seu trabalho. Entre as inúmeras funcionalidades, destacam-se o envio de mensagens de texto instantâneas e a disponibilização de um histórico para sanar possíveis dúvidas futuras, além de tópicos para fóruns, murais eletrônicos e possibilidade de divisão de membros da equipe por setor.

Que benefícios ele gera para a empresa?

Reduz os ruídos de comunicação

O chat corporativo é capaz de reduzir drasticamente a quantidade de ruídos internos de comunicação, já que ele oferece acesso a um banco de dados com o histórico de mensagens, o que permite aos colaboradores consultar informações mesmo depois dela ter sido transmitida. Os gestores, por sua vez, podem acompanhar de perto estas interações e manter-se constantemente em contato com a equipe, visando superar os desafios das barreiras comunicacionais.

Agiliza a troca de mensagens

Se a sede da sua empresa ocupa dois andares de um prédio, por exemplo, a comunicação entre os funcionários provavelmente é bastante dificuldade. Neste caso, eles precisam escrever e-mails, que na maioria das vezes não são respondidos imediatamente, ou fazer ligações, que, dependendo da atividade que o destinatário estiver fazendo naquele momento, poderá ou não atender. Com a implantação de um chat corporativo, a comunicação empresarial se torna incrivelmente rápida e eficiente.

Melhora os processos organizacionais

Com a agilidade na comunicação, os processos da organização também são melhorados e otimizados. Se um funcionário estiver trabalhando fora da empresa, por exemplo, ele terá acesso às mensagens e poderá entrar em contato com outros membros da equipe.

Quais os sistemas que podem ser utilizados?

Openfire

Openfire é um servidor que oferece serviços de mensagens instantâneas aos funcionários da empresa. O software é gratuito e permite a troca de mensagens de texto, conversas por voz, conferências, envio de arquivos e a troca de screenshots (imagens da área de trabalho). Ele utiliza o protocolo Jabber, uma tecnologia gratuita para troca de mensagens instantâneas com software de código-fonte.

Spark

O Spark é um mensageiro instantâneo que também utiliza o protocolo Jabber. Para funcionar, ele precisa ser conectado a um servidor Openfire, que por sua vez oferece serviços de troca de mensagens. A combinação Openfire + Spark é recomendada para as empresas que desejam um servidor de mensagens instantâneas próprio, que seja estável e ofereça um ótimo desempenho.

Skype com add-ons de monitoramento

Com os add-ons de monitoramento, os gestores da organização conseguem monitorar mensagens de texto recebidas ou enviadas por cada membro da equipe pelo Skype. E mesmo que elas sejam apagadas, ainda é possível acessa-las através de um Painel de Controle. Quanto às chamadas, elas podem ser rastreadas por data, horário e duração. Os add-ons também são úteis para evitar o vazamento de informações causado pelos funcionários e manter a competitividade da empresa no mercado.

Na sua organização, como é feita a comunicação entre os membros da sua equipe? Já utiliza o chat corporativo? Conte-nos suas experiências ou questionamentos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *