Como anda a organização do seu Fileserver?

Cada vez mais os Servidores de arquivos estão sendo integrados também nas pequenas empresas. Segundo estudos da Microsoft, mais de 20% das pequenas com mais de um computador já possui uma rede baseada em um servidor.

 

O File Server ou Servidor de arquivos pode ser uma ferramenta muito útil na organização e na garantia de segurança dos dados da sua empresa. Se utilizado da maneira correta, se torna um grande aliado, garantindo a integridade dos arquivos, armazenando eles em apenas um local, facilitando a usabilidade por todos os funcionários. Outra vantagem é a segurança, permitindo que você crie vários níveis de permissão de acesso aos arquivos, garantindo que apenas pessoas autorizadas vão ter acesso a determinados arquivos confidenciais. Além, é claro, da facilidade para a criação de Backup, afinal, os arquivos estarão concentrados em só local.

Por falar em Backup, os servidores contam com um diferencial para aumentar a sua segurança, você pode duplicar os arquivos e salvar todos os dados que você precisa em dois locais diferentes, por exemplo, no próprio servidor e em um HD externo ou na nuvem. Isso traz a garantia de que suas informações nunca serão perdidas. Hoje em dia existem muitas empresas salvando os seus dados apenas na internet, porém essa prática pode ser perigosa, pois, se por um acaso você ficar sem internet durante um período do dia, todos os seus processos ficarão inacessíveis, já com um servidor local trabalhando junto com a nuvem esse risco não existe.

Uma prática importante para garantir o bom funcionamento de um servidor, é validar, de tempos em tempos, a existências de arquivos desnecessários armazenados no Servidor. Está prática garante que o ambiente se mantenha organizado, proporcionando mais agilidade no acesso aos arquivos realmente necessários, além de manter a capacidade de armazenamento do servidor sempre disponível.

Existem vários critérios para serem avaliados como por exemplo a “deduplicação de dados” que possam gerar outro efeito conhecido nos tempos atuais como o BIGDATA. Se pensarmos em casos práticos seria como um vídeo que recebemos no WhatsApp e encaminhamos para todas as nossas listas e grupos. Várias pessoas estão recebendo e armazenando isto no “servidor de arquivos” e existem tecnologias que permitem que isto seja tratado da melhor forma possível e utilizar menor espaço de armazenamento e consequentemente de backup.

Sua empresa ainda não possui um servidor? Nós da Scurra temos uma equipe preparada para analisar e sugerir as soluções mais adequadas as necessidades do seu negócio, visando sempre agilizar processos e garantir melhor aproveitamento de tempo e força de trabalho. Entre em contato, nós teremos prazer em te atender!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *