Como prevenir sua companhia contra vírus e malware?

Diariamente computadores, celulares, tablets, notebooks, pen-drives entre outros aparelhos que têm acesso a internet estão sujeitos aos famosos e temidos vírus e malware. O fato é que a cada dia os “criminosos digitais” estão mais criativos e lançam novas formas de ataques, seja em computadores domésticos e até mesmo aos mais sofisticados de grandes companhias.

Se você também não quer ser alvo dos vírus e malware, saiba como proteger a sua companhia.    

O que é o vírus?

O vírus é um tipo de software pequeno que tem a capacidade de se multiplicar e anexar a outros programas e arquivos comuns do computador. Dessa forma quando um programa em questão infectado é executado, o vírus é carregado para a memória, que é onde irá cumprir o objetivo para qual foi programado.

Além de ser capaz de infectar arquivos, consumir toda a memória ou mesmo apagar alguns ou todos os conteúdos do seu HD, o vírus pode usa-lo para infectar outros computadores, seja através de compartilhamentos de arquivos, pen-drives, USB, envio de e-mails entre outras formas.

Um vírus se instala em um sistema com o principal e único objetivo de prejudicar o desempenho de uma máquina, o que consequentemente deixa o computador vulnerável para outros sistemas e pessoas poderem roubar dados de bancos, senhas e números cartão de crédito entre outros.

Grande parte das contaminações com os vírus ocorre pela própria ação do usuário, que acaba executando um arquivo infectado, que geralmente é recebido como um tipo de anexo de e-mail ou através de mídias removíveis (pen-drives).

O que é malware?

A palavra malware vem da junção das palavras Malicious e Software, que quer dizer Software Malicioso. São programas desenvolvidos especialmente para a execução de ações consideradas ilícitas e danosas para um sistema seja um desktop, notebook, tablet, smartphone entre outros. Geralmente os malware são criados para monitorar a navegação do usuário, roubar senhas de bancos e contas em redes sociais, números de cartão de crédito, além é claro de utilizar a máquina para enviar spans para outros usuários.

Para que fique mais claro, um malware é todo o tipo de software que tem como objetivo prejudicar o computador ou mesmo torná-lo vulnerável a outros tipos de ataques. Então um malware pode ser um tipo de vírus, spyware, trojan, worms, rootkit entre outros.

Como proteger a empresa de um vírus e malware?

Diante de todas as informações apresentadas sobre os problemas que um vírus e malware podem trazer para o usuário e/ou companhia, é de extrema importância que ações preventivas que visam diminuir os riscos da contaminação ou mesmo da ação dessas “pragas virtuais” sejam adotadas pelas empresas. E a Scurra pode te ajudar nesta proteção!

Para quem não sabe a Scurra é uma empresa que fornece consultoria e também soluções para os diversos segmentos da área de tecnologia da informação, além é claro para a Segurança dos computadores da sua companhia.

Para a proteção dos computadores, a Scurra oferece em parceira com o F- Secure (uma das principais fabricantes de soluções para a segurança de navegação tanto de empresas privadas quanto do governo), um tipo de antivírus corporativo. Além disso provê todo o suporte, consultoria e treinamentos para que as empresas protejam seus computadores e arquivos da melhor forma possível.

A F-Secure, uma empresa finlandesa, oferece a várias empresas em todo o mundo uma forma de navegar invisível, assim ficando muito mais protegido das ameaças dos vírus e malware espalhados pela internet.

Para saber mais sobre essa incrível parceria e proteção para a sua companhia, não deixe de conhecer a Scurra!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *