Conheça oportunidade de TI para ajudar sua empresa em época de crise

TIcrise

O País atravessa uma fase crítica que afeta diversos setores da economia. É difícil imaginar como sair do aperto e a resposta imediata, muitas vezes, é reduzir custos. E quando se fala em reduzir custos, muitas empresas pensam logo em reduzir com Tecnologia da Informação (TI).

No entanto, a TI, além de oferecer o suporte necessário aos negócios empresarias, pode ser considerada um dos agentes propulsores para amparar a empresa diante de um cenário de crise. É exatamente nesse momento de avaliação e amparo que descobrem-se oportunidades. Mas, como identificar oportunidades com a TI?

É importante que a empresa avalie os seus processos de trabalho e seu modelo de negócio. Fazer com que a TI trabalhe em prol do seu objetivo e sem onerar os profissionais no desvio de sua visão para o negócio é uma medida preventiva para a eficiência da sua gestão.

O ambiente corporativo precisa ser dinâmico e as tomadas de decisões geralmente são baseadas em informações extraídas dos sistemas. O mercado está cada vez mais competitivo e sobreviver em meio à crise é um desafio. Soluções de automação, por exemplo, podem reduzir muito os gastos com processos manuais. Uma solução de análise dos negócios pode indicar em que pontos a empresa precisa melhorar. Assim, direcionar para a automação de sistemas, processos e pessoas poderá contribuir para o sucesso da empresa.

Inovando com a TI

Se uma empresa deseja inovar, precisa obter clareza sobre suas estratégias de negócio e as necessidades para sua sustentação, englobando sua capacidade para absorver novas competências, conhecimentos e tecnologias. Assim, ela terá a condição de buscar os recursos necessários para execução de suas estratégias.

A inovação pode ser aplicada na melhoria de seus processos ou até de forma revolucionária ou disruptiva na utilização de soluções tecnológicas capazes de trazer resultados imediatos. Nesse contexto, a TI pode auxiliar no autoconhecimento da empresa e nas soluções de automação mais modernas que venham a desonerar o seu custo operacional. Otimizar os recursos, a exemplo da utilização da computação em nuvem e de terceirização de serviços de TI, são alternativas que favorecem o desempenho e desenvolvimento da empresa.

Muitas empresas decidem diminuir investimentos em TI e acabam não aproveitando o potencial de algumas soluções de mercado. É preciso avaliar o custo da oportunidade, pois investir em TI pode significar uma grande oportunidade de obter vantagem competitiva e reverter o cenário. Olhar para o mercado buscando colaboradores ou parceiros que tragam rapidamente a expertise para dentro da organização é uma forma madura de avaliar a situação “de fora”.

Não existe um modelo único para que as empresas enfrentem e superem uma situação de um cenário econômico tão ruim, pois cada tipo de negócio é afetado de maneira singular. No entanto, é preciso usar a criatividade e que os administradores e o capital intelectual das empresas estejam abertos ao novo, revisitando suas estratégias de negócio e de TI, uma vez que é fundamental que estas estejam alinhadas.

O que achou desse material? Que oportunidades de TI você encontrou para ajudar sua empresa em tempos de crise? Deixe um comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *