Conheça os benefícios em adotar solução de Bodyshop na área de TI

Bodyshop

A Tecnologia da Informação (TI) aborda conceitos que estão em constante evolução, abrangendo desde hardware, software até telecomunicações. A área de TI exige que seus profissionais detenham uma gama de informações e conhecimentos diversos, necessitando estarem sempre bem informados. Dada a diversidade de lançamentos de soluções tecnológicas no mercado, as empresas precisam se capacitar ou buscar novos conhecimentos de forma que possam atualizar seu parque tecnológico e inovar através das novas soluções. Assim, dificilmente terão em seu quadro próprio profissionais prontos que disponibilizem o conhecimento e as novidades ao ecossistema organizacional. Uma forma de fazer isso é a adoção do Bodyshop.

Porque manter profissionais caros e aumentar as despesas organizacionais, sem ganhos de conhecimento?

Além de precisarem estar acompanhando constantemente as novidades da área, as empresas também se defrontam com a questão do custo na evolução da TI. A adoção de Bodyshop pelas empresas alinha estratégia de negócios com necessidades de maximização da produtividade e receita nas organizações. Não significa simplesmente corte de custos; é uma forma de contribuir para a sustentabilidade dos negócios da empresa. Geralmente a opção da solução de bodyshop está associada a falta de especialistas internos para determinado tipo de tecnologia e que demandaria muito tempo, caso a empresa recorresse apenas a treinamento. No momento em que um profissional terceirizado é inserido na equipe, ele poderá viabilizar a capacitação de um profissional do quadro da empresa. Dessa forma, além de promover a implantação de uma nova solução, possibilitará também a preparação de alguém para dar continuidade e sustentação à solução.

Por se tratar de utilização de recursos de caráter temporário, a empresa, além de não arcar com obrigações previstas em vínculos trabalhistas, potencializa a satisfação de suas necessidades de TI, uma vez que, após alcançar os objetivos da missão designada aos prestadores de serviços, a empresa pode liberar o custo alocado e utilizar novamente a terceirização em cada oportunidade. Nos casos de serviços contínuos, a necessidade de locação de recursos é mensurada de acordo com o volume da demanda – podendo sofrer variações -, evitando que a empresa tenha um custo fixo e evite gastos desnecessários. Merece também destaque, neste modelo, a agilidade dos processos de seleção e substituição de profissionais capacitados, propiciados pela empresa terceira.

Desafios de TI

Os desafios enfrentados pelas organizações na busca pela manutenção de negócios sólidos são muitos. Sem o apoio da TI, é notório que dificilmente uma empresa conseguiria se manter. Mas, mesmo abertas à absorção de recursos tecnológicos, as empreas enfrentam muitos problemas, principalmente decorrentes de falta de uma estratégia em seu uso de TI e pela dificuldade na escalabilidade de seu modelo de negócio.

Uma vez definidas estratégias que condizem com a realidade da organização, a utilização de locação de recursos humanos de TI facilita a empresa manter o foco em seu core business, não restringindo sua mão-de-obra própria com dedicação exclusiva a TI. Utilizar equipes mistas de TI (profissionais do quadro e terceirizados) ou terceirizar todo o serviço faz parte da análise de custo e benefício pelas empresas. Necessidades de manutenção de infraestrutura, atendimentos humanos em soluções de call center, pacotes empresarias reunindo soluções completas aderentes ao negócio são exemplos de situações em que a alternativa de utilização do modelo bodyshop favorece significativamente o sucesso nos negócios.

Saber avaliar e reservar um orçamento ideal destinado aos investimentos de TI pode ser considerado um dos fatores de sucesso para a manutenção e crescimento da organização, assim como realizar uma gestão eficiente em relação a locação de seus recursos humanos de TI – aproveitando ao máximo os requisitos de qualidade e rapidez favorecidos por este modelo de contratação.

Você já utilizou o serviço de Bodyshop? Deixe um comentário com sua experiência ou suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *