Entenda as vantagens dos Sistemas Storage

Hoje, cada vez mais, as empresas estão tendo que lidar com uma grande quantidade de dados no ambiente digital. Os servidores que lidam com esse conteúdo devem estar preparados para armazená-lo e tê-lo disponível na hora em ele se mostrar necessário. É aí que entra a figura do Storage, para facilitar a manipulação dos dados armazenados e ajudar a mantê-los seguros e bem guardados.

Um Storage nada mais é que um equipamento, com um ou mais discos, sincronizados ou não, com um grande espaço de armazenamento, preparado para guardar tudo o que você precisa. Ele geralmente é escalável e bastante durável e pode ficar ativo durante anos sem que seja preciso desligá-lo, mesmo em caso de manutenção.

Saiba escolher

Geralmente, os diversos HDs (hard drives ou discos) funcionam em sincronia, graças a um sistema denominado RAID (Redundant Array of Independent Disks), que mantém seus dados armazenados, mesmo quando um ou dois discos falham. Há diversos níveis de RAID, e eles podem ser utilizados de acordo com a necessidade do seu negócio. Se você precisar de agilidade na gravação dos dados, uma boa ideia é utilizar o RAID 0, que divide a gravação dos dados em dois. Se existe 1GB para ser gravado, ele grava 500MB em um, e 500MB em outro, agilizando o processo e maximizando a leitura posterior.

Já para quem precisa fazer um espelhamento – gravar os dados de um disco em outro da mesma maneira – o mais indicado é o RAID 1. Nesse caso, se um disco falhar, o outro ainda tem tudo o que foi salvo. Há ainda a opção de utilizar o RAID 0+1, que mistura as duas práticas, mas para isso é preciso utilizar quatro discos, para que possa ocorrer a divisão dos dados entre os discos primários e o espelhamento para os discos secundários.

Facilidades

A outra facilidade que os Storages oferecem são os sistemas gerenciadores, que facilitam a restauração e as buscas dos arquivos. Em muitos casos, eles vêm com interfaces web fáceis de gerenciar e operar, bastando abrir um navegador web, digitar o endereço do equipamento e se logar para ter acesso a todo o conteúdo armazenado.

Outro ponto positivo é a performance do equipamento. Geralmente, o volume de dados armazenado é muito grande e uma rotina de ‘restore’, dependendo do tamanho dos arquivos restaurados, durará poucos minutos ou algumas horas. Já os equipamentos comuns – como HD’s externos ou PC’s – que não foram preparados para tal função, podem levar vários dias para concluir o processo.

Atenção

Os equipamentos com servidores convencionais – como o PC e o HD externo – não tem fontes redundantes como os Storages. Os HD’s utilizados nesses equipamentos não são ideais para esse tipo de tarefa e por isso seu armazenamento não é confiável. Isso acontece porque a maioria dos sistemas operacionais que rodam nessas máquinas não foram desenvolvidos para a priorização dos dados.

Devemos ter em mente que um Storage é quase indispensável para uma empresa com um grande número de arquivos ou que pretende mantê-los de forma segura. Para isso, é preciso procurar profissionais capacitados. Entender qual a demanda da empresa, o hardware correto do Storage, a quantidade de discos e qual o tipo ideal de RAID para ser colocado em produção é uma tarefa para quem entende do assunto. A Scurra Tecnologia e Inteligência tem todas as ferramentas necessárias para fazer com que a sua empresa conte com os benefícios que os sistemas Storage podem trazer.

Você já teve uma experiência bem ou mal sucedida com Storage? Conta pra gente nos comentários.