Importância da TI na Convergência Tecnológica

Se dermos um “google” na palavra convergência, veremos que quando duas ou mais entidades diferentes se juntam em um único sistema a fim de economizar energia, tempo e espaço, dizemos que elas se convergem. Assim, temos o termo Convergência Tecnológica.

Um ótimo (e presente) exemplo de convergência tecnológica é o celular. Se antes o aparelho apenas fazia e recebia chamadas, hoje ele também possibilita tirar fotos, navegar na internet, gravar vídeos, enviar mensagens instantâneas, etc., tudo a partir de um único dispositivo.

Convergência Tecnológica nos negócios

Todas as empresas possuem clientes, os quais estão cada vez mais ocupados e precisam ter informações, serviços, produtos e resultados em um piscar de olhos. Olhando pelo contexto empresarial, a convergência tecnológica nos permite atender a nossos clientes de forma mais rápida do que antes e sem que isso resulte em aumento nas despesas.

Para dar um exemplo disso, pense nos chatbots. Como expliquei neste artigo, chatbots nada mais são do que robôs de chat, isto é, agentes virtuais. Sabe quando você entra em um site a fim de solucionar uma dúvida, e seu contato com o suporte é por meio de um chat? Muitas vezes, não existe ninguém do outro lado da tela para atender você, mas sim um atendente virtual que tentará oferecer automaticamente uma solução. Caso não consiga, o fluxo segue para um atendente de carne e osso.

Para exemplificar ainda mais, que tal falarmos da Internet das Coisas (IoT)? Talvez ela seja o maior exemplo de convergência tecnológica, uma vez que a IoT engloba tudo que está conectado à internet, ou seja, são dispositivos conectados e que conversam entre si. Utilizar os dados obtidos por meio da Internet of Things significa que as empresas podem revisar seus processos tornando-se mais eficientes.

Onde entra a área de TI nessa história?

Dispositivos e máquinas se comunicando entre si – sem intervenção humana e com o poder de executar tarefas de forma rápida e precisa – não é mais tema de ficção científica. Contudo, não precisamos pensar em máquinas super poderosas para falarmos de convergência tecnológica.

Um passo aparentemente muito simples que empresas têm dado é em disponibilizar suas soluções na nuvem. Para a TI especificamente, esse passo é com a IaaS, também conhecida por Infraestrutura como Serviços. Nesse modelo de infraestrutura, os provedores de IaaS não apenas hospedam aplicativos dos usuários, mas também trazem vantagens como automação de tarefas administrativas, virtualização de desktops, flexibilidade, economia de custos com pessoal de TI e com hardware, entre outros benefícios.

A TI também precisa lembrar que a mobilidade passa a ser cada vez mais essencial. Como resultado, os profissionais da área devem garantir que a comunicação de funcionários da empresa a qualquer hora (anytime) e de qualquer lugar (anywhere) seja sempre segura.

Isso significa que…

Para a convergência tecnológica as empresas não podem adiar a hiperconectividade e precisam garantir uma infraestrutura segura, automatizada e integrada. Como gosto de falar, estar na frente é começar atuando no presente.

Por isso, já está na hora de avaliar se a infraestrutura de TI da sua empresa está preparada para entrar no ambiente de convergência tecnológica que conecta cada vez mais seus clientes com seu negócio. Caso você precise de uma mão, nós, da Scurra, podemos te ajudar. Entre em contato conosco para saber mais! E se este artigo foi útil para você, fique à vontade para compartilhá-lo com seus colegas.

1 Comentário
  1. 2 anos ago
    sadi JG

    A evolução tecnológica e a crescente cobrança pela produtividade, nos aproxima destes novos tempos e instrumentos de trabalho cada vez mais convergentes.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *