A importância dos sistemas de informação na sua empresa

Management-Information-Systems

Certamente você deve ter ouvido e lido que informação é muito importante à saúde do negócio. Aliás, certamente teve disciplinas acadêmicas que exploraram à exaustão o tema. No entanto, quando se trata de sistema de informação eletrônica, não só é importante destacar sua necessidade, mas enfatizar que a maneira com que é conduzida e por quem é conduzida, é fator preponderante no resultado final de uma corporação. Veja mais!

Em uma selva virtual em que as empresas estão inseridas, a velocidade da tomada de decisão é a diferença entre empresas que sobrevivem e as que se perdem no caminho. Nessa atmosfera hostil, há diversas ferramentas utilizadas para que os gestores possam se guiar de forma mais objetiva e eficaz na busca por soluções. Quando se tem uma boa estrutura de informação, é possível não só perceber tendências que exijam reparos de postura, mas também prever, conforme os dados aparecem, a hora certa de se tomar alguma medida corretiva ou de manutenção de objetivos.

Para o sucesso nessa missão é preciso:

Mão de obra treinada

É imperativo que tudo esteja sincronizado e os aspectos mostrados sejam confiáveis, e isso depende não só de boas ferramentas, mas de operadores capacitados e motivados a utilizar os recursos de forma eficiente.

A computação corporativa oferece instrumentos para dar suporte aos profissionais, sendo estes peças fundamentais no processo todo. Assim, os sistemas integrados de informação unem-se aos conhecimentos operacionais e administrativos para um propósito mais amplo dentro da empresa.

Não adianta um galpão inteiro com máquinas modernas e de alto custo, se não houver um bom suporte por parte de profissionais habilitados. Essa consciência precisa ser abraçada por todos os empreendedores, para que seja uma política geral de excelência de qualidade.

Bom uso da tecnologia e atribuição consciente de funções

Os sistemas precisam estar bem coordenados e analisados, com rotinas, processos e métodos configurados para o melhor funcionamento de sua tecnologia, tendo todo o potencial explorado. 

A implementação de um bom sistema de informação depende também do bom uso das expertises profissionais, sendo a atribuição correta de funções dentro de uma empresa parte fundamental na hora de formar uma equipe responsável por essa área. Resumindo, a boa interface homem/máquina deve ser um alvo dentro de uma empresa, e a alocação deficiente de pessoal pesa com certeza na fluidez do sistema de informação.

Suporte, manutenção e atualização

É fundamental também que a tecnologia não se torne obsoleta pela falta de atualização. Boa política de suporte, manutenção e atualização de sistema pode evitar que surpresas indesejáveis ocorram, pois, geralmente quando algo maior afeta um sistema de informação, é porque pequenos erros não foram observados, ou foram tolerados, como por exemplo, dados imprecisos, expiração de software, obsolescência de equipamentos etc. Economizar demasiadamente na hora de adquirir softwares e hardwares pode não ser o caminho mais acertado; busque o melhor e mais moderno dentro das possibilidades de orçamento.

Portanto, ao pensar no escopo de um projeto de gestão, com certeza a área de sistema de informação deve ser um item cerne a ser considerado. Os departamentos e suas atividades diretas e indiretas, fornecedores, planos estratégicos, custos, clientes internos e externos dependem de um sistema potente, alinhado e seguro; e isso é palavra de ordem para quem quer sobreviver no mundo corporativo tão dependente da tecnologia informatizada.

Acompanhamento e suporte são essenciais para a manutenção de sistemas corporativos!

CLIQUE AQUI e entre em contato conosco e saiba como se prevenir de problemas futuros!

1 Comentário
  1. 9 anos ago
    Wagner

    Excelente publicação.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *