Infraestrutura de TI: 5 Pontos importantes para garantir o sucesso na implantação em sua empresa

Conheça a Infra Estrutura de TI de uma empresa

A estruturação da área de TI (Tecnologia da Informação) de uma empresa é um dos pontos chave para seu sucesso. A disponibilidade dos sistemas, seu bom desempenho, aliados a um bom grau de escalabilidade, garantem a continuidade das atividades. Para todos esses desafios, existem hoje amplos recursos, que precisam ser bem compreendidos e – principalmente – adequadamente desenvolvidos dentro das organizações.

A seguir, veremos alguns dos pontos principais a serem estruturados e que garantem o sucesso das operações de TI, permitindo que a infraestrutura computacional atenda os objetivos estratégicos e de negócios das empresas.

1. Infraestrutura de redes e servidores

Hoje em dia, não existem mais computadores offline – aqueles computadores que não estavam conectados à nada, no máximo a uma impressora, e que desempenhavam tarefas pontuais como digitação de textos ou controle em planilhas locais. Nenhuma organização é capaz de funcionar sem uma adequada infraestrutura de rede e sem servidores que garantam a disponibilidade dos principais serviços que ela necessita. É preciso dimensionar essa estrutura adequadamente, porém atendo-se a custos que garantam uma relação ótima com os benefícios gerados.

É preciso ainda saber que tipo de rede de dados deve estar disponível em cada local e para cada tipo de usuário. Em alguns casos, por exemplo, uma rede WiFi pode ser imprescindível; em outros, ela pode ser indesejada.

Além do mais, com a crescente tendência à computação nas nuvens, é preciso ter muito bem dimensionado o link de acesso à Internet, sem o qual, aliás, nenhuma empresa hoje sobrevive.

2. Infraestrutura de computadores

Além da rede e dos servidores, outro ponto vital são os computadores que irão desempenhar as atividades. É onde os trabalhadores estão – e parece que hoje não se trabalha mais se não for na frente de um computador.

Equipamentos desatualizados ou obsoletos, ou ainda inadequados às tarefas que irão desempenhar podem gerar sérios prejuízos às empresas; afinal, tempo de espera por processamento é tempo perdido, e tempo é dinheiro. Por outro lado, máquinas superdimensionadas podem gerar um custo que não trará o devido retorno. Por esse motivo, contar com os computadores certos para as funções certas é um grande desafio da área de TI.

3. Backup: a segurança dos dados

Nenhuma infraestrutura de TI é realmente adequada se não contar com os backups necessários. Afinal, discos rígidos têm problemas o tempo todo. Um procedimento criterioso de backup, que inclui a segurança física da mídia de armazenamento, é um dos pontos cruciais de uma área de TI que garanta a continuidade das operações. Não se deve perder de vista outros mecanismos que podem ser fundamentais no caso de uma pane, como espelhamento de servidores.

4. Virtualização e computação nas nuvens

A virtualização é hoje uma das melhores ferramentas que as áreas de TI podem contar para administrar adequadamente os recursos de seus servidores. E parece que cada vez mais ela vem acompanhada de um crescente fenômeno: a computação nas nuvens, ou “cloud computing”.

De fato, em conjunto, essas duas técnicas permitem que as empresas realizem um verdadeiro outsourcing de seus servidores, de uma forma sempre compatível com suas necessidades e com a melhor tecnologia, já contando com todos os aspectos de segurança necessários. Saber o momento de migrar para essas tecnologias é um aspecto estratégico para as empresas, e é preciso uma grande atenção da área de TI para identificar corretamente esse momento.

5. Parceria correta

Um dos aspectos mais importantes para se ter uma área de TI estruturada é ter os parceiros certos, sejam eles fornecedores de software, equipamentos, itens de infraestrutura, ou mesmo consultores especializados que auxiliem na correta especificação do que deve ser adquirido.

Certifique-se que sua empresa conta com essas parcerias, garantindo que sua infraestrutura de TI acompanhe sempre o ritmo dos seus negócios!

 

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *