Infraestrutura e serviços para cloud: sobre a Nuvem Híbrida

De acordo com o Gartner, 90% das organizações adotarão a opção da nuvem híbrida em 2020. Nas palavras de DD Mishra, diretor de pesquisa do Gartner: “À medida que a demanda por agilidade e flexibilidade cresce, as organizações mudarão para opções mais industrializadas. As organizações que adotam infraestrutura híbrida otimizarão os custos e aumentarão a eficiência. No entanto, há o aumento da complexidade de selecionar o conjunto certo de ferramentas para oferecer serviços de ponta a ponta em um ambiente multifuncional”.

Otimização de custos e aumento de eficiência são, portanto, a justificativa para empresas optarem pela Nuvem Híbrida. Ao falarmos em Cloud Computing percebemos que organizações estão cada vez mais cientes de que uma boa infraestrutura na nuvem é essencial (como citou DD Mishra: “selecionar o conjunto de ferramentas certas é fundamental”).

No caso da citação do diretor de pesquisa do Gartner, trata-se de um tipo de nuvem em específico: a Nuvem Híbrida, ou, em inglês Hybrid Cloud.

O que é Nuvem Híbrida?

Nuvem Híbrida é um modelo de armazenamento privado mesclado com o armazenamento público para executar funções distintas dentro da infraestrutura de TI da organização. De uma forma resumida, em um ambiente Hybrid Cloud a empresa gerencia recursos internos ao mesmo tempo em que consegue acessar recursos em uma nuvem pública.

Para isso, existem um ou vários pontos de contato entre a nuvem privada e os ambientes de nuvem pública. Nesse caso, os serviços e os dados das duas nuvens se combinam com o objetivo de criar um ambiente unificado e bem gerenciado.

Por que utilizar a Nuvem Híbrida?

Uma arquitetura de nuvem híbrida permite que a organização aloque seus dados, aplicativos e outros recursos de computação para sua nuvem privada dedicada, ou para infraestruturas de nuvem pública. Isso dá à empresa mais flexibilidade, permitindo-a alcançar objetivos de negócios como eficiência, confiabilidade e segurança.

Talvez o principal motivo de optar pela Nuvem Híbrida esteja no fato de que ela ofereça vantagens de flexibilidade da nuvem pública, somada à garantia de segurança de uma nuvem privada on-premise. Em outras palavras, uma arquitetura de nuvem híbrida permite que dados mais sensíveis sejam armazenados na nuvem privada, enquanto outros, menos importantes, em locais públicos.

Desafios na adoção de uma Nuvem Híbrida

É bem provável que riscos associados à segurança sejam o maior desafio que a organização deva superar ao pensar na adoção da nuvem híbrida. Isso acontece porque em um modelo híbrido as empresas precisam gerenciar simultaneamente diferentes plataformas de segurança. É necessário, portanto, que haja transferência de dados seletivos entre nuvens privadas e públicas, e que esses dados sejam monitorados cuidadosamente.

Outro desafio é ter uma integração bem-sucedida entre nuvens privadas e públicas. Para isso, é necessário ter uma equipe com diferentes habilidades técnicas, pois mover configurações e metadados através dos ambientes não é uma tarefa fácil.

Importante destacar ainda que a estrutura de rede do modelo híbrido de Cloud Computing precisa levar em consideração fatores como:

  • Largura de banda da rede,
  • Gerenciamento entre nuvens públicas e privadas,
  • Requisitos de rede para cada aplicativo,
  • Requisitos de segurança de diferentes tipos de dados.

Não esqueça que diferentes conjuntos de aplicações precisam operar em diferentes partes do ambiente em nuvem. Compreender os requisitos de escalabilidade de cada aplicação influenciará o projeto de rede e toda a infraestrutura.

Por fim, lembre-se que antes de optar pela Nuvem Híbrida, o ideal é contar com uma equipe de especialistas que ajudará a avaliar questões como:

  • Onde processar os dados?
  • Quais os riscos?
  • Como preparar a rede?

Somente com essa avaliação é que a organização poderá ter a certeza de que optou pela escolha que trará mais custo-benefício.

Caso você tenha interesse em saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco! Fique também de olho em nosso Blog Scurra TI para ficar por dentro de nossos artigos e novidades. E se este post foi útil para você, fique à vontade para compartilhá-lo com seus colegas.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *