Licenciamento de software por assinatura: vantagens que você não pode ignorar

Quando o tema da discussão é Orçamento de TI, um dos custos mais relevantes para o departamento de Tecnologia da Informação são os referentes aos licenciamentos de software. Para muitas empresas, prever esse investimento ainda é um desafio, o que é natural, especialmente no instável cenário econômico em que vivemos.

Nesse contexto, existe uma modalidade de uso de software que vem ganhando destaque: trata-se da assinatura (e não compra) de software. Imagine, por exemplo, o pacote Office. No modelo de licenciamento de software por assinatura, ao invés de sua empresa comprar as licenças, ela pode pagar por mês e utilizar sempre a última versão disponível, com todo o suporte necessário e escalando mensalmente o número das licenças sem previsões orçamentárias muito prolongadas.

São diversas as vantagens que empresas encontram ao optar pelo modelo de software por assinatura (ou subscrição). Para explicar melhor, separei algumas a seguir.

Vantagens do Licenciamento de Software por Assinatura

Começaremos falando do caixa da empresa. Muitas vezes, por falta de budget, as organizações acabam desistindo de utilizar determinados softwares ou, o que é pior, acabam optando pela pirataria (falei sobre o perigo dos softwares piratas aqui).

Para empresas que possuem um orçamento bem restrito para esse tipo de investimento, o software por assinatura pode ser a solução ideal. Além disso, essa é a opção perfeita também para equipes de TI que não têm tempo (ou braço) para ficarem se preocupando com atualizações.

Ao optar pela modalidade de assinatura a empresa contratada é responsável por realizar atualizações e manutenções do sistema. Isso significa que você terá, inclusive, suporte garantido em casos de bugs ou naquelas situações em que sistemas enfrentam panes.

O software por assinatura também se adequa às necessidades do negócio. Voltando a falar do pacote Office, imagine que nesse momento seu negócio precise de um software que melhore a comunicação e a colaboração de seus funcionários, que tenha proteção antimalware e recursos avançados. Se for pensarmos na compra desse software o investimento seria altíssimo, mas com o Exchange Online Plano Quiosque isso é possível sem gastar muito.

Aliás, essa adequação às necessidades do negócio traz um certo grau de flexibilidade à modalidade de licenciamento de software por assinatura, pois permite a utilização de programas por projetos ou para atender a uma demanda mais específica.

Como saber se o licenciamento de software por assinatura é o melhor para sua empresa?

Não existe uma regra específica e o que pode funcionar para uma organização pode não ser o ideal para outra. Por isso, a melhor maneira de analisar o que será melhor para seu negócio é verificar o orçamento e as necessidades da sua empresa.

Você sabe que qualquer organização que vise ao crescimento precisará realizar investimentos em softwares e, por consequência, em manutenções e suporte. Mas, para isso, esse investimento deve estar de acordo com o budget. Exatamente por isso é que o software por assinatura vem ganhando cada vez mais adeptos, pois ele consegue alinhar planejamento estratégico com o orçamentário.

Caso você queira entender na prática como isso funciona, deixo aqui o convite para que visite nosso Portal de compra de licenciamento de software por assinatura com diversas opções de uso para as soluções Microsoft. No portal é possível analisar as vantagens de cada opção e seus valores.

Resumindo

Para melhor esclarecer as vantagens da modalidade de licenciamento de software por assinatura, acompanhe os benefícios abaixo:

  • Adequa-se melhor ao budget da empresa;
  • Permite que a empresa cumpra objetivos estratégico a um custo reduzido;
  • Garantia de utilizar sempre a última versão disponível;
  • Possibilidade de escalar mensalmente o número de licenças sem previsões orçamentárias muito prolongadas;
  • Possui mais flexibilidade, permitindo que sejam trabalhadas necessidades específicas e
  • Empresa contratada é responsável por atualizações, manutenções, correções de bugs e suporte.

E não esqueça, para ver na prática as vantagens do licenciamento de software por assinatura, visite nosso Portal de compra.

 

Espero que este artigo tenha sido útil para você. Caso queira mais informações sobre o assunto, é só entrar em contato! Será um prazer ajudá-lo. Fique também à vontade para compartilhar o artigo com seus colegas. Aproveite e visite o blog da Scurra e acompanhe nossos posts!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *