Microsoft x Linux: entenda a diferença dos principais sistemas operacionais do mercado corporativo.

Linux-Win

Escolher o servidor mais adequado para o seu negócio pode ser a solução para alguns problemas recorrentes. Muitas pessoas não se atentam nas vantagens e desvantagens de cada um, mas as diferenças são grandes e precisam de atenção.

O Linux e a Microsoft estão entre sistemas operacionais mais usados, e apesar de predominância pela Microsoft, existem algumas funcionalidades que esse sistema acaba não oferecendo.

Confira abaixo uma lista com os pontos positivos e negativos de cada sistema e tire suas próprias conclusões sobre qual se encaixa melhor na sua necessidade.

Sistema Operacional Linux

Pontos positivos

1) Valores

O ponto positivo que mais chama a atenção do Linux é que o sistema é gratuito, enquanto que os produtos da Microsoft são pagos e as licenças só podem ser instaladas em um computador.

2) Segurança

A segurança do Linux é muito mais eficiente que a do Windows. Criado na década de 90, o Linux conseguiu se adaptar às novidades tecnológicas e manteve seu nível de segurança. E uma das vantagens é que o sistema operacional é open source, então, se ocorresse a disseminação de um vírus, provavelmente inúmeros patches serão divulgados rapidamente por pessoas comuns ou pelos responsáveis. Afinal, não é necessário aguardar por uma atualização de uma única fonte, como no caso do Windows.

3) Opção de escolha

Você tem uma grande liberdade com o Linux para administrar todos os mecanismos do seu sistema operacional, desde o visual até os gerenciadores de janela.

4) Software

Existem várias alternativas de software, quando é necessário efetuar alguma ação especifica. As possibilidades são maiores, já que o Linux possui código aberto e os usuários podem criar novos aplicativos a qualquer momento. Além disso, o software, geralmente, vem com mais funcionalidades se comparado com os concorrentes do Windows.

5) Hardwares

O sistema operacional é ótimo para computadores antigos com um mínimo de potencia de processamento. Com o Linux instalado, você pode utilizar como um firewall, um servidor de backup, servidor de arquivos, entre outros.

Pontos negativos

1) Domínio

Compreender todos os detalhes do Linux pode exigir um pouco mais de esforço e paciência. E você vai necessitar ter a vontade de ler e absorver os assuntos sozinho, ao invés de ter tudo feito para facilitar você.

2) Compatibilidade

O Linux pode ficar relativamente para trás no que se refere às novidades de compatibilidade de hardware. Vale lembrar que o Linux não conta com o suporte das companhias como sistemas operacionais alternativos, por isso, você pode achar aplicativos de terceiros às vezes, outras vezes, não.

3) Programas alternativos

Mesmo que os desenvolvedores estejam se esforçando para elaborar versões para as opções mais famosas do Windows, ainda há alguns aplicativos para o Windows sem o seu equivalente para o sistema Linux.

Sistema operacional Microsoft

Pontos positivos

1) Usabilidade

Com a atualização para o Microsoft 10, você vai notar que o processo de usar toques para certas atividades é muito natural. E com o passar do tempo, você estará usando essa opção para organizar algumas janelas na tela do seu computador.

2) Modo Tablet

Tudo o que você estiver efetuando acabará sendo transformando em tela cheia e os botões da barra de tarefa vão desaparecer para que não ocorra nenhum toque acidental. Ainda nessa função Tablet há possibilidade de configurar as janelas abertas movimentando um tipo de divisor em tempo real de maneira prática.

3) Renovação do Menu Iniciar

Menu Iniciar voltou ao Windows, desta vez com a inclusão de alguns blocos dinâmicos e que podem ser configurados. Além disso, você tem a chance de ocupar toda a tela mudando as configurações.

4) Área de trabalho virtual

Para transitar entre os programas, existe um novo botão na sua barra de tarefas. Para gerenciar seus aplicativos abertos, há o botão Snap Assist, ao levar uma janela para o lado direito, o botão preenche metade da tela e você tem dicas de outro programa para preencher a parte da tela.

Pontos negativos

1) Configurações

Um dos principais problemas do novo Windows não é recente: a dificuldade em redimensionar as janelas e o tamanho mínimo de alguns botões importantes.

2) Demora no processamento da CPU

O acesso ao disco acaba por consumir completamente o processamento da CPU e até mesmo a movimentação de arquivos em grandes quantidades. A transparência é um pouco demorada e a CPU necessita de um “tempo de recuperação”.

3) Insistência de exclusividade

A Microsoft está forçando que os usuários usem apenas os seus aplicativos. Além disso, as atualizações do Windows Update serão ofertadas automaticamente para quem usa o Windows Home, ou seja, você será forçado a instalar essas atualizações.

Para saber qual o melhor Sistema Operacional para sua empresa entre em contato com a SCURRA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *