O que fazer para organizar a infraestrutura de TI?

O “cara” da TI é aquela pessoa que vai resolver o problema do relatório que não é enviado porque o computador travou. É o “cara” que é chamado para dar um jeito na conexão da internet que interrompeu as negociações. E aquele documento que ninguém acha? O cara da TI deve saber onde foi parar, afinal ele está ali para apagar incêndios. Será?

Bom, você não precisa ler muito sobre Tecnologia da Informação para ver que especialistas são unânimes em dizer que a área de TI vem exercendo um papel cada vez mais estratégico. É ela que apoia o crescimento do negócio, dando para a empresa as ferramentas que precisa para que ela cumpra com suas metas.

Tanto isso é verdade que o Orçamento de TI vem sendo algo cada vez mais necessário à área, pois, como citei em outra oportunidade, um bom investimento em TI hoje ajudará a empresa a gastar menos no futuro e a ser mais produtiva em curto prazo.

Ok, mas se isso é real, porque ainda existem muitos que enxergam a TI como a área de pessoas que apagam incêndios? Uma grande parte disso ocorre porque a própria infraestrutura de TI é desorganizada e, realmente, o cara da TI não consegue ter uma ação mais estratégica. Para resolver isso, é necessário, primeiro, organizar a infraestrutura de TI.

Por que pensar em organizar a infraestrutura de TI?

Se o cara da TI é chamado porque a conexão da internet está lenta, é porque tem pelo menos um processo na empresa que está operando de forma lenta. Se ele é chamado porque alguma máquina parou é porque a produtividade de algum colaborador caiu. Esses são exemplos de problemas bem normais de ocorrerem em qualquer organização, mas que em um médio e longo prazo podem ter consequências devastadoras.

Organizar a infraestrutura de TI não significa que problemas como os citados deixem de existir, mas sim que, quando ocorrerem, suas soluções passem a ser muito mais rápidas. Além disso, ao manter a infraestrutura organizada a empresa passa a ter profissionais de TI muito mais focados em garantir a eficiência tecnológica da empresa do que em apagar incêndios.

Como organizar a infraestrutura de TI?

Bom, já que trabalhar para organizar a estrutura de TI é essencial para fazê-la operar de forma estratégica, algumas dicas para começar a colocar a casa em ordem:

  • Liste todos os computadores, detalhando a memória, o tipo do sistema operacional, service pack, antivírus, endereço de IP (caso seja fixo), entre outros.
  • Verifique as condições das estações de trabalho, da rede e dos servidores. Quanto aos últimos, faça uma checagem se eles estão sendo acessados por colaboradores (infelizmente, em muita empresa ainda vemos funcionários utilizando o servidor como um computador qualquer).
  • Otimize os computadores. Caso não seja possível melhorar o hardware, formate o sistema operacional.
  • Verifique o licenciamento dos produtos. Neste artigo tem algumas boas práticas para que o orçamento da TI não seja pego de surpresa pela necessidade de renovação de licenciamento.
  • Elabore manuais e procedimentos de TI, bem como política de segurança de TI.
  • Conte com backups de segurança. Discos rígidos são muito suscetíveis a problemas, portanto, inclua segurança física da mídia de armazenamento e o espelhamento de servidores.
  • Avalie se não está na hora de pensar em computação na nuvem.

Claro que essas são apenas algumas dicas para iniciar a organizar a infraestrutura de TI da sua empresa. A tarefa é desafiadora porque exige uma avaliação criteriosa do estado atual da área em relação às necessidades da empresa (e pensando no cumprimento das metas organizacionais).

Portanto, para que sua TI tenha todo o apoio possível, trabalhe com os parceiros certos e conte com consultores especializados em traçar o melhor caminho para manter a casa em ordem. Lembre-se que a infraestrutura deve acompanhar o ritmo dos negócios.

 

Esperamos que este artigo tenha sido útil a você. Fique à vontade para compartilhá-lo em suas redes. Se quiser entender mais a respeito do assunto entre em contato. Será um prazer ajudá-lo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *