Ransomware – Entenda mais sobre a ameaça que pode parar a sua empresa

Os crimes virtuais têm aumentado consideravelmente nos últimos tempos. Existem diversos tipos de ameaças à segurança dos dados soltas pela internet a espera de uma oportunidade de infiltrar e infectar computadores e até redes inteiras.

Umas das ameaças mais perigosas é o Ransomware, um malware que age como espécie de “vírus sequestrador” que age decodificando os dados e bloqueando o acesso do usuário afim de cobrar uma recompensa pelo desbloqueio. Uma vez que algum arquivo do Windows esteja infectado, o malware codificará os dados do usuário, em segundo plano, sem que ninguém perceba. Quando tudo estiver pronto, emitirá um pop-up avisando que o PC está bloqueado e que o usuário não poderá mais usá-lo, a menos que pague o valor exigido para obter a chave que dá acesso novamente aos seus dados.

Os criminosos agem de maneira silenciosa em todo o processo, o ransomware pode se instalar em um PC através de sites maliciosos, links suspeitos por e-mail, ou instalação de aplicativos vulneráveis. O ransomware pode aparecer também em links enviados por redes sociais, meio muito utilizado para espalhar vírus atualmente. O pagamento geralmente é feito em moeda virtual bitcoin, o que dificulta o rastreamento da polícia na hora de descobrir quem está por trás do crime.

E como me proteger desta ameaça?

É fundamental ter uma estrutura de dados segura em sua empresa, para isso, busque instalar apenas programas confiáveis, evite clicar em links e e-mails suspeitos e tenha sempre ao seu lado uma empresa de inteligência em TI para garantir que a segurança dos dados da sua empresa está em boas mãos.

Quer proteger os dados da sua empresa? Conte com a gente, nós temos as melhores soluções.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *