ROI – Retorno sobre investimento em TI

ROI

Ao consideramos que o investimento na geração de um produto ou serviço deve ser tratado como um projeto, com início e fim estabelecidos, é importante definir o que se espera como resultado do projeto e este pode ser tangível ou intangível. Apesar de parecer óbvia a necessidade de estimar o retorno antes de efetivamente investir em algo, muitas organizações não conseguem calcular ou adotar como padrão o cálculo do ROI para a maioria de seus projetos.

O que é ROI?

ROI significa Retorno Sobre Investimento e como a tradução já diz, o termo é definido para calcular o quanto você terá de retorno em um projeto em relação ao investimento empregado. Esse conceito foi criado pelo Instituto de Pesquisa Gartner e se popularizou na década de 90 no segmento de TI. Sabendo o ROI de um investimento, você saberá se obteve sucesso ou não no empreendimento e o quanto você ganhou em relação ao que gastou. Este acompanhamento do desempenho, possibilita à empresa ter ciência do que está ou não funcionando e definir ações para condução de seus empreendimentos.

Para utilizar o ROI é crucial a utilização do TCO (Total Cost of Ownership ou, traduzindo, custo total de propriedade), apontando os gastos que a empresa arcará no investimento. Assim, é possível administrar os custos previstos durante a execução do projeto, considerando cada detalhe do processo produtivo.

Qual a importância para os gestores de TI?

Na área de Tecnologia da Informação (TI), mesmo que não seja exatamente tangível o valor que se espera ganhar com um determinado projeto, é igualmente importante saber o valor do ROI deste. É possível priorizar os projetos da organização através do retorno esperado para cada um. No entanto, muitas vezes o projeto é estrategicamente importante, mas é difícil calcular o ROI a ponto de convencer os tomadores de decisão que precisam investir “no escuro” e, até mesmo quando o ROI indica um valor negativo, defender os interesses, justificando o porquê da sua importância, em detrimento de outros que apresentam um retorno financeiro muito mais vantajoso.

Por incrível que pareça, este cenário de ROI negativo ocorre muitas vezes nas organizações e uma ação que, aparentemente não trará retorno financeiro direto para a empresa, pode influenciar em outras ações estratégicas e elevar a condição da empresa, trazendo ganhos competitivos. Como exemplo é possível citar o VOI (Value On Investment), uma métrica em relação aos benefícios gerados por iniciativas que geram diversos ganhos. Apesar da medição ser difícil, pode viabilizar a execução de um projeto se detectados ganhos como aumento da integração entre equipe, melhoria da gestão do conhecimento e da disponibilidade de acesso às informações de suma importância para a organização, assim como benefícios de cunho social.

É importante que o gestor de TI tenha condições de tomar decisões rápidas, com base em informações precisas e claras, uma vez que a possibilidade de errar deve ser mínima, sob pena de impactar negativamente nos negócios. Ter condições de medir uma ação estratégica ou projeto é fundamental para que tenha o controle e gerencie de acordo com o plano e resultados esperados, não dando margem a erros por desconhecer o seu escopo, prazos, custos e retornos. É um desafio saber direcionar os interesses explicitamente em números, em prol de decisões estratégicas para a organização.

Considerações Finais

Calcular o ROI não é algo tão difícil, o fundamental é que a empresa trace os seus objetivos e como eles poderão ser impactados com base no ROI. As metas definidas devem ser as mais realistas possíveis e fazer uma boa gestão significa saber medir e monitorar os indicadores, como uma tarefa constante. Definir uma métrica possível de ser adotada neste contexto é condição essencial para aplicar o estudo do ROI.

Através do ROI é possível avaliar o desempenho da empresa no mercado ou em um grupo empresarial, definir estratégias de competitividade e gerir os negócios com maior domínio em relação aos seus objetivos. O ROI possui um papel bastante importante ao demonstrar o quanto o investimento em TI será benéfico para um determinado negócio.

Ficou claro o que é ROI? Permanece alguma dúvida sobre a sua importância? Registre seus comentários aqui e visite nosso website.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *