Saiba como evitar prejuízos decorrentes da área de TI em sua empresa

Como evitar prejuízos em TI

Seu servidor de arquivos deu pane, seu banco de dados está fora do ar, sua rede interna parou, seu link com a Internet caiu…

Você já ouviu falar de algum desses problemas? Se sua empresa conta com uma infraestrutura de informática, certamente sim.

E você, sabe o quanto sua empresa pode incorrer em prejuízos decorrentes desses incidentes? Talvez não. Mas quando analisamos com cuidado, percebemos que todas elas podem gerar grandes perdas, algumas em maior escala, outras nem tanto, mas todas com o potencial de interromper seus negócios e prejudicar sua operação.

As situações de panes, falhas e indisponibilidades são, de fato, muito comuns e podem realmente comprometer negócios novos e em andamento, além de deixar funcionários ociosos, gerando ainda mais prejuízos. Felizmente, existem algumas medidas simples que podem ser adotadas para tratar os riscos decorrentes de problemas em sua área de TI.

Conheça a importância de seus sistemas

Antes de mais nada, é preciso entender como cada sistema, de software ou de hardware, impacta na operação de seu negócio, e como estão alinhados à estratégia da empresa. Isso será de grande valia ao dimensionar seus investimentos em medidas preventivas e de segurança.

Invista em segurança de dados

Embora indisponibilidades temporárias possam acarretar sérios prejuízos, as maiores perdas a longo prazo ocorrem quando seus dados são comprometidos. Por isso, é importante investir tanto em medidas preventivas como em medidas de resposta a incidentes. Salvaguardar seu servidor através de espelhamento é uma boa técnica, que garante a continuidade da operação em caso de pane sem perda nenhuma dos dados.

Procedimentos rigorosos de backup também devem ser utilizados, e deve-se sempre armazenar cópias dos dados em localidades diferentes dos originais. Não se esqueça de testar o procedimento de restauração de seus backups: descobrir que eles não funcionam justamente quando se precisa deles tem um gosto bastante amargo!

É fundamental também não esquecer das ameaças de malware em geral: utilize sempre programas antivírus originais e atualizados.

Conte com fornecimento alternativo de energia

Um dos pontos mais importantes para evitar perda de dados é contar com uma fonte de energia alternativa: um gerador, um no-break ou outro tipo de UPS (Uninterreptible Power Supply). Evitar quedas de energia, além de prevenir perdas de dados devido ao desligamento brusco dos sistemas, garante a continuidade da operação dos principais elementos de sua infraestrutura: servidores, rede, link de Internet, central telefônica, entre outros.

Se os computadores de sua rede forem desktops, ligue somente a CPU aos no-breaks, deixando os monitores ligados na rede normal. Se você utilizar laptops, certifique-se que a bateria esteja sempre em boas condições para evitar surpresas desagradáveis. E, aliás, os custos competitivos de laptops hoje em dia fazem com que eles sejam excelentes opções para as empresas, pois além de conferir mobilidade aos usuários, já vem com bateria interna para garantir a continuidade de seu funcionamento durante interrrupções de fornecimento de energia.

Replique seus dados

Hoje em dia existem muitas opções de sincronização de arquivos, ou de sistemas de controle de versões ou de colaboração. Manter uma cópia principal no servidor e utilizar cópias de trabalho oferece muitas vantagens: se sua rede cair, seu trabalho não é comprometido; se o seu servidor sofrer uma pane, existem cópias locais que podem auxiliar no processo de restauração dos dados à sua versão mais recente; ao mesmo tempo, se o seu computador tiver problemas, os dados estão seguros no servidor.

Garanta a continuidade dos negócios

Hoje em dia, a indisponibilidade de um link de Internet pode gerar graves prejuízos às organizações, seja na forma de negócios comprometidos, perda de produtividade ou experiências negativas de seus clientes. Contar com uma opção de failover automático, com um link de menor custo e qualidade que somente é acionado em caso de necessidade, pode evitar muitas situações indesejáveis. E existem hoje equipamentos que garantem que essa transição mal seja percebida pelos usuários e clientes.

Confie na nuvem!

Por fim, se você observar cuidadosamente, verá que adotar a computação em nuvem para seus servidores garante quase todos os cuidados já mencionados, de uma tacada só! A confiabilidade dos sistemas em nuvem hoje é muito grande, e, de fato, o mundo já opera em nuvem.

Se você ainda não conhece essa tecnologia suficientemente, procure especialistas no assunto e veja como ela pode representar um ganho de segurança, confiabilidade e disponibilidade de seus recursos de TI mais importantes.

As dicas aqui apresentadas são, de fato, simples e podem parecer óbvias. Ainda assim, empresas incorrem em prejuízos todos os dias por não segui-las. Contar com uma área de TI altamente qualificada, com profissionais experientes, e que atue em conformidade com a estratégia da empresa é essencial.

É sempre importante poder contar com especialistas no assunto, que possam auxiliá-lo nos direcionamentos e supervisionar as ações desenvolvidas.

 

Para saber como evitar prejuízos decorrentes da área de TI em sua empresa, CLIQUE AQUI e saiba como poderemos ajudá-lo!

 

1 Comentário
  1. 5 anos ago
    Moises

    Olá Sadi, esses assuntos de seu blog cairão como uma luva na abordagem para meu negócio..
    Parabéns pelo blog e obrigado.
    Moisés
    Consultor Técnico
    Mega Hard Informatica

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *