Sobre Cloud Computing: IaaS no centro das atenções

Com o aumento de empresas utilizando os benefícios da Cloud Computing, há também um número cada vez maior de organizações buscando por melhor infraestrutura e serviços para Nuvem. Para você ter uma ideia, de acordo com um estudo da International Data Corporation (IDC), intitulado Worldwide Semiannual Public Cloud Services Spending Guide, os gastos mundiais com TI pela Nuvem Pública alcançarão os U$ 203,4 bilhões em 2020. Segundo a IDC, o índice é quase sete vezes mais do que o estimado para o crescimento global das despesas de TI.

Dentre os serviços mais procurados, ainda de acordo com o estudo, está o IaaS (Infraestrutura como Serviço).

Sobre IaaS

Juntamente com o Software como Service (SaaS) e Plataforma como Serviço (PaaS), a Infraestrutura como Serviço (IaaS) compõe a tríade de serviços de Cloud Computing. Em um modelo IaaS, por meio de um provedor são oferecidos servidores, máquinas virtuais, sistema de rede e outros recursos de hardware em nuvem.

Além disso, provedores de IaaS hospedam aplicativos dos usuários e cuidam de tarefas como manutenção do sistema e plano de resiliência. Em outras palavras, ao contratar a infraestrutura, a empresa contrata capacidade de Hardware, a qual passa a ser disponibilizada por meio de virtualização.

Os recursos oferecidos pelas plataformas IaaS são escalonáveis e on demand. O funcionamento parte do mesmo princípio que o SaaS, sendo que no caso do modelo IaaS, ao invés de pagar por um data center a empresa aluga o espaço do provedor. Desse modo, dizemos que o provedor fornece a matéria-prima para a TI do cliente e seus usuários pagam apenas pelos recursos que utilizam.

Talvez a grande vantagem de IaaS é o fato de que empresas conseguem migrar o parque de servidores para a nuvem, sem que para isso precisem manter a infraestrutura funcionando dentro de casa. Outras vantagens de um serviço IaaS incluem:

  • Automação de tarefas administrativas,
  • Virtualização de desktops,
  • Serviços baseados em políticas,
  • Escabilidade e flexibilidade,
  • Economia de custos com pessoal de TI,
  • Economia de custos com hardware e,
  • Melhor gerenciamento da capacidade da infraestrutura,
  • Dimensionamento dinâmico.

Aqui citamos apenas algumas vantagens, mas elas já justificam outra previsão da IDC: o IaaS registrará, nos próximos cinco anos, aumento de 30,1%, ou seja, atingirá taxas maiores de crescimento do que SaaS.

IaaS e CIOs

CIOs têm a preocupação constante em fazer com que a infraestrutura de TI acompanhe a necessidade da empresa em inovar e responder a pressões competitivas. Nesse caso, IaaS pode despontar como uma solução, considerando ainda que a organização ganha em economia de espaço (pois não precisará ter máquinas operando internamente) e reduz custos com investimentos em profissionais capacitados para operá-las com segurança.

Se você tiver interesse em saber mais sobre hospedagem em Cloud, recomendamos o artigo Hospedagem de serviços em nuvem: saiba por que vale tanto a pena.

E não esqueça: cada caso é um caso

Seja para procurar por um parceiro de IaaS ou para estruturar a área de TI, o ideal é contar com consultores especializados que auxiliem na especificação do que deve ser adquirido. Não existe regra geral, portanto, o que se aplica a uma empresa pode não funcionar para outra. Tudo vai depender do momento em que a organização se encontra e dos objetivos da área de TI.

Por isso, certifique-se de que sua organização conta com as parcerias certas, garantindo que sua infraestrutura de TI acompanhe sempre o ritmo dos seus negócios.

Este artigo foi útil para você? Deixe um comentário e conte para nós o que achou. Fique também de olho em nosso Blog Scurra TI para ficar por dentro de nossos artigos e novidades. E se este post foi útil para você, fique à vontade para compartilhá-lo com seus colegas.

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *