Soluções SaaS: como escolher a que se encaixa no seu negócio?

Software como serviço. É exatamente essa a tradução de Software as a Service, mais conhecido por SaaS. Juntamente com Plataforma como Serviço (PaaS), e Infraestrutura como Serviço (IaaS), os sistemas SaaS compõem a tríade de serviços de Cloud Computing.

Ok, mas o que exatamente é SaaS? Software as a Service é um modelo para a distribuição de software cujo acesso é pela Internet. No SaaS, um provedor de serviços hospeda o aplicativo em seu data center e um cliente o acessa por meio de um navegador. Muitos dizem que o modelo SaaS é uma evolução natural do software, uma vez que ele surgiu para substituir aquele modelo antigo no qual era necessário instalar um DVD físico em servidores locais para, então, ter acesso a determinado programa.

O SaaS é utilizado em diversas áreas de negócios, como gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM), gestão de documentos (GED), contabilidade, gerenciamento de recursos humanos, gestão de projetos (BPM), gerenciamento de conteúdo e colaboração, entre outros. Sabe o Gmail ou o Dropbox? Pois é, são dois exemplos de SaaS, assim como Conta Azul e Resultados Digitais são também empresas que desenvolvem soluções SaaS.

Vantagens do SaaS

O SaaS elimina a necessidade de as organizações instalarem e executarem aplicativos em seus próprios computadores ou em seus próprios data centers. Além disso, algumas características comuns a fornecedores SaaS:

  • Atualizações são aplicadas automaticamente sem intervenção do cliente;
  • O serviço pode ser adquirido por assinatura;
  • Aplicativos SaaS podem ser acessados a partir de qualquer dispositivo e local com acesso à Internet;
  • Provedores SaaS automaticamente executam atualizações e gerenciamento de patches. Isso reduz a carga sobre a equipe interna de TI;
  • Serviços na nuvem, como o SaaS, oferecem alta escalabilidade, o que oferece aos clientes a opção de acessar mais ou menos serviços ou recursos sob demanda.

As maiores vantagens de sistemas SaaS estão no custo e na flexibilidade, mas, como você deve imaginar, não existem apenas pontos positivos. Vamos dar uma olhada no outro lado da moeda:

Desvantagens do SaaS

Algumas das deficiências do modelo SaaS incluem:

  • Falta de controle, uma vez que o controle do software está com um terceiro.
  • Como o modelo SaaS é baseado na entrega pela web, se o serviço da internet falhar, você perderá o acesso ao software;
  • Pouco ou nenhum controle sobre os parâmetros do software;
  • Pouco controle sobre a metodologia de implantação, atualização e teste;
  • Os dados do usuário não são armazenados em seus computadores, pois o armazenamento é remoto (embora muitos softwares SaaS tenham a opção de exportar dados para o computador do usuário). Isso significa que a segurança do sistema será de grande importância para garantir o controle e a privacidade dos dados.

Qual SaaS se encaixa no seu negócio?

Existe uma infinidade de empresas desenvolvedoras de SaaS. Para poupar tempo, muitos empreendedores ou gestores acabam pedindo a recomendação de amigos. Conhecer a experiência de uso de outras pessoas é ótimo, o problema é que nem sempre um software que atende à necessidade de uma empresa vai dar conta do recado em outra.

O primeiro passo é identificar quais serviços são absolutamente essenciais para sua empresa. Crie uma lista de prioridades e verifique com o provedor SaaS se ele consegue atendê-las. Uma boa dica aqui é verificar se é possível utilizar o software por alguns dias, como um teste sem compromisso, para que você tenha certeza de que o produto é o mais indicado para suas necessidades (e também para testar sua usabilidade).

Outro fator extremamente importante (e aqui na Scurra sempre frisamos isso) é a segurança dos dados. Como o provedor garante que os dados da sua empresa, bem como aqueles que são compartilhados com parceiros e clientes, ficarão seguros?

Os pontos citados aqui parecem simples, mas a verdade é que podem significar ganho ou perda de dinheiro para sua empresa dependendo de como o processo for conduzido. O ideal é que a avaliação dos sistemas SaaS fique por conta de uma empresa especializada de TI.

Além de ajudar a encontrar um software que melhor se encaixe nas necessidades do negócio, uma empresa especializada possui profissionais capacitados a avaliar a plataforma de desenvolvimento, compatibilidade, matriz de aderência, questões de segurança, entre outros itens.

Por isso, certifique-se de contar com o auxílio certo na hora de escolher o SaaS para o seu negócio. Se quiser saber mais a respeito, entre em contato! Aproveite que está aqui e veja outros artigos no Blog Scurra TI. E se este artigo foi útil a você, fique à vontade para compartilhá-lo com seus colegas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *