Telefonia IP ainda é tendência: conheça suas vantagens e desvantagens

Para começar, temos que entender dois conceitos: IP e VoIP. IP significa Internet Protocol ou, em bom português, Protocolo de Internet. A telefonia IP, portanto, trata da telefonia de protocolo da Internet. É um termo amplo para se referir às tecnologias e aos equipamentos que utilizam o roteamento (encaminhamento) de pacotes protocolo IP para encaminhar voz em redes privadas ou públicas. Por meio da Internet, as chamadas viajam como pacotes de dados em linhas compartilhadas. Assim, grande parte da telefonia IP concentra-se em entregar pacotes de voz confiáveis ao usuário.

VoIP seria uma abreviação para Voice over IP (voz sobre IP ou voz sobre Protocolo de Internet). Trata-se de uma tecnologia para a transmissão de áudio digital em tempo real, por meio da internet ou de qualquer rede baseada no protocolo IP. Portanto, a transmissão de voz passou a ser mais um dos serviços suportado pela rede de dados, sendo que é o IP que fornece toda a estrutura pelo qual o VoIP trafega.

Como funciona a Telefonia IP?

O conceito de telefonia IP não é novo, apesar de que o VoIP ainda seja amplamente utilizado. Se no começo a tecnologia chegou a ser considerada um fracasso, com o aumento da velocidade das conexões o VoIP passou a ser difundido em larga escala (aliás, VoIP é também chamado de telefonia de banda larga).

Os serviços de telefonia IP estabelecem chamadas de VoIP de terminal para terminal IP, VoIP de terminal IP para telefone e VoIP de telefone para telefone.

  • VoIP de terminal para terminal IP: neste caso, os interlocutores devem utilizar equipamentos dotados de codificador/decodificador de áudio e interfaces ligadas a uma rede IP em suas conversações. Geralmente, os equipamentos (também chamados de terminais) são telefone IP, adaptador de telefone analógico (ATA) e softphones.
  • VoIP de terminal IP para telefone: integração entre o terminal IP e os serviços de comunicação VoIP com o Sistema de Telefonia Fixa Comutada (STFC). São adicionados dois componentes, o gateway de voz e o gateway de sinalização.
  • VoIP de Telefone para Telefone: caracteriza-se pela integração da comunicação VoIP de terminal IP para terminal IP e VoIP de terminal IP para telefone.

Vantagens e Desvantagens da Telefonia IP

Apesar de ser uma tecnologia amplamente utilizada, além de pontos positivos a Telefonia IP apresenta suas desvantagens. A seguir elenco cada aspecto separadamente:

Vantagens

  • Economia: a telefonia IP permite ganhos de escala, sendo que uma rede pode ser utilizada para todas as aplicações. Custos com tarifas são reduzidos de 25% a 60%.
  • Números locais: mesmo que a empresa não tenha um escritório em uma determinada cidade, ela pode ter um número local com a telefonia IP.
  • Versatilidade: dependendo da operadora e do aplicativo utilizado o VoIP pode contar também com chamada por vídeo.
  • Segurança: enquanto que no sistema de telefonia convencional as informações trocadas entre os usuários podem ser interceptadas com escutas telefônicas (grampo telefônico), no sistema de telefonia IP, para interceptar as informações entre usuários, é necessário um conhecimento avançado em rede.
  • Flexibilidade: ao contrário da telefonia convencional que converge com sistema de sinais de voz, apenas, a telefonia IP converge com diferentes sistemas de sinais (dados, voz e imagens), sendo que a infraestrutura de voz, dados e imagem pode ser compartilhada.

Desvantagens

  • Oscilação: por depender da internet, a telefonia IP está sujeita às oscilações de velocidade ou perda total de sinal.
  • Risco de ataques: assim como outras redes integradas na internet, a telefonia IP está sujeita a falhas de Negação de Serviço se o endereço usado for um IP público.

Além dos dois pontos citados, como desvantagens da Telefonia IP estão o atraso na voz, a maior complexidade para planejar e implantar a rede e uma maior sofisticação para gerenciá-la.

O que considerar na hora de contratar Telefonia VoIP?

Caso você esteja pensando em contratar o serviço é importante avaliar a infraestrutura da contratada, especialmente para garantir que ela terá recursos e equipamentos de última geração para dar conta da sua demanda.

Outro fator que deve ser avaliado é se a sua empresa está vulnerável às ameaças oriundas da Telefonia IP, a fim de garantir que a probabilidade de ocorrências de incidentes associados ao VoIP seja reduzida.

Ao contar com especialistas que avaliam elementos de vulnerabilidade do seu negócio e entendem dos problemas de segurança existentes em telefonia IP, a adoção da tecnologia trará resultados muito mais maximizados e garantirá a confidencialidade e integridade das comunicações.

Para encerrar, caso você queira mais informações sobre Telefonia IP, sugerimos a leitura do artigo Já é hora da sua empresa utilizar um sistema de Telefonia IP (VoIP/Asterisk). Além disso, fique à vontade para entrar em contato conosco. Será um prazer ajudá-lo.

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