Transformação Digital: o papel de CIOs e gestores de TI

O tema Transformação Digital tem estado em pauta, ganhando cada vez mais destaque ultimamente. Colocado de maneira simples, o termo diz respeito ao uso de tecnologias que não apenas transformem a experiência do cliente, mas também que melhorem processos e tornem pessoas e negócios mais inteligentes e muito mais competitivos.

Falar em Transformação Digital é entrar em terrenos como Inteligência Artificial, Internet of Things e Big Data. Isso significa que o papel de gestores de TI e CIOs passa a ser aquele de propor soluções para levar inteligência e competitividade a todas as áreas da organização. Mais do que nunca, profissionais que lideram equipes de TI precisam estar aptos a tomarem decisões estratégicas e a indicarem aos demais gestores tecnologias que melhor suportem suas operações.

Como CIOs e gestores de TI devem agir na Transformação Digital?

No passado, os papéis de gestores de TI e do CIO propriamente dito estavam mais ligados a controlar custos, dar suporte e gerenciar outras tarefas de backoffice. Esses profissionais não eram tidos – e nem vistos – como uma parte estratégica do negócio. Assim, por muito tempo líderes de TI eram reconhecidos como peças que estavam lá para suportar as operações de uma empresa em um âmbito apenas tecnológico.

Como já citei em outros artigos no Blog da Scurra, os tempos, felizmente, mudaram. Atualmente, CIOs e gestores de TI precisam entender que na Transformação Digital são eles os donos da bola, pois são os profissionais mais capacitados a definir as tecnologias que mais se adequam à estratégia do negócio.

O primeiro passo para adotar a Transformação Digital é identificar oportunidades, riscos e desafios. CIOs são altamente capacitados para identificar esses três fatores, especialmente porque possuem uma alta compreensão da tecnologia. Em seguida, devem:

  • Estar aptos a aconselharem a alta diretoria sobre as novas tecnologias que alavancarão a excelência operacional;
  • Assessorar demais gestores com tecnologias que permitam análises de suas áreas em tempo real, a fim de que respondam mais rapidamente às demandas de mercado;
  • Garantir que toda a informação da empresa esteja segura e acessível apenas a quem tem autorização (recomendo a leitura do artigo Cuidados da TI: dicas de como garantir a segurança interna da sua empresa).
  • Colaborar com todas as linhas de negócio, recebendo inputs de usuários técnicos e não-técnicos com o objetivo de utilizar a tecnologia para eliminar os silos de dados existentes. Este ponto é de extrema importância porque na Transformação Digital CIOs e gestores de TI devem entender os desafios de cada departamento, buscando melhor definir como a TI poderá ajudar a aumentar a produtividade de cada área da empresa.
  • Ser adaptáveis ao cenário em constante mudança. Em suma, devem dar o tom do departamento de Tecnologia da Informação e inspirar outros líderes aos benefícios da Transformação Digital.

Por último, mas igualmente importante, está o fato de que nesta era de Transformação Digital empresas não devem separar a estratégia de negócios da estratégia de tecnologia. Tudo está interligado e CIOs e gestores de TI devem ser líderes tecnológicos e de negócios.

Concluindo

Graças à Transformação Digital líderes de TI têm a oportunidade de desempenhar um papel fundamental na redução da distância entre os departamentos da empresa, aumentando, assim, a colaboração entre as áreas. Com isso, entendo que o papel do CIO e dos gestores de TI tem uma referência cada vez mais estratégica.

Para encerrar, é preciso lembrar que a Transformação Digital aumenta a quantidade e a qualidade dos dados. Sendo assim, líderes da área de Tecnologia de Informação precisam ser proativos em garantir a segurança dos dados de suas empresas.

Esperamos que este artigo tenha sido útil a você. Fique à vontade para compartilhá-lo em suas redes. Caso queira saber como a Scurra pode apoiar sua empresa na Transformação Digital, entre em contato. Será um prazer ajudá-lo!

Sem comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *