Você já ouviu falar em Mundo VUCA?

Na década de 90, o US Army War College fez uso de um conceito para explicar o mundo pós-Guerra Fria. Mais especificamente, utilizou quatro adjetivos: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, ou, em inglês, Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity. Assim, nasceu o termo conhecido como VUCA e, décadas depois, temos o chamado Mundo VUCA (VUCA World).

O que é Mundo VUCA?

Sabe quando você olha as redes sociais e tem aquela sensação de que tudo está fora de controle? Quando você sente que quanto mais lê, menos sabe? Ou quando você sente que nunca vai conseguir dar conta de tanto conhecimento sendo disponibilizado? Pois bem, isso, basicamente, é o Mundo VUCA, o qual exige que lidemos com:

  • Volatilidade (Volatility): você também deve perceber o quão rápido tudo muda. Seja na área de TI, ou em outras esferas da vida, a rapidez e a quantidade de mudanças torna difícil conseguirmos prever o que está por vir. Por isso, um dos principais impactos do mundo VUCA está no planejamento, afinal, como conseguir se planejar em um cenário de tanta incerteza? No artigo sobre Planejamento de TI abordei a questão de termos um plano de Tecnologia da Informação flexível, e não mais pensarmos em modelos que abordam longo prazo. Isso significa que devemos definir resultados esperados e ter a clareza de propósito como um direcionador, e não mais como um caminho a ser seguido à risca.
  • Incerteza (Uncertainty): já reparou o quanto o presente parece incerto e o futuro, imprevisível? Isso porque para o Mundo VUCA, compreender as relações de causa e efeito hoje não ajudará a entender as consequências futuras, pois existe um grau de incerteza quanto o amanhã.
  • Complexidade (Complexity): ações isoladas não existem mais, pois com a conectividade aumentou a interpendência das situações. Com isso, o sistema de tomadas de decisão passou a ser muito mais complexo.
  • Ambiguidade (Ambiguity): como saber o impacto de uma transformação disruptiva, por exemplo, se não temos uma base histórica ou experiências anteriores para compararmos? O novo cenário deixa margens para diversas interpretações, todas pertinentes.

Perceba que VUCA está na forma como as pessoas tomam decisões, elaboram planejamentos, gerenciam riscos, promovem mudanças e resolvem problemas. Exige dos líderes a capacidade de entender em que tipo de mundo vivemos, tentando esclarecer e prever os elementos que virão a partir de um “esboço” da situação existente. Em outras palavras, trata-se de ter uma visão nítida sobre qual direção a organização tem que se mover, mas sabendo que precisa ser flexível para chegar lá.

Para lidar com cada característica do VUCA World, pense o seguinte:

  • Volatilidade: defina uma visão;
  • Incerteza: tente entender o contexto;
  • Complexidade: proporcione clareza para tentar compreender a situação de maneira mais fácil;
  • Ambiguidade: esteja preparado para realidades e desafios alternativos, incorporando sempre a flexibilidade

No mundo VUCA de negócios em que vivemos atualmente existem muitas coisas que podem ser consideradas voláteis, incertas, complexas e ambíguas. O cenário que exige respostas rápidas e adaptações constantes às mudanças torna importante para as organizações atuais se adaptarem a fim de terem sucesso.

Pensando agora no departamento de TI, como o setor pode auxiliar suas empresas a sobreviverem no mundo VUCA?

Mundo Vuca e a área de TI

É inegável que ciclos da inovação diminuíram. Por isso, CIOs e equipes de TI devem estar aptos a fornecerem todo o suporte tecnológico que a empresa precisa para se manter competitiva. Padrões de tecnologia estabelecidos um ano atrás, por exemplo, podem já ser obsoletos e não funcionar para determinadas necessidades.

As equipes de TI atuais precisam tomar decisões complexas e, por isso, necessitam que seus recursos estejam alocados em pontos críticos ao negócio. É aí que entra a questão de terceirização. Um outsourcing de TI pode levar à empresa uma mão de obra mais especializada para trabalhar com um projeto específico.

Lembrando que no mundo VUCA há muita volatilidade, ou seja, alto volume de mudanças que exigem rapidez na resposta, é praticamente impossível uma área de TI ter profissionais qualificados para toda e qualquer demanda que surja. Ao invés, então, de pensar em contratações de pessoas que trabalharão em projetos específicos, fica mais fácil – e viável financeiramente – optar pela terceirização de algumas funções da TI. Desse modo, garante-se que os profissionais de Tecnologia da Informação da empresa foquem seus esforços em partes mais estratégicas, enquanto que terceirizados trabalhem em demandas mais pontuais.

Uma questão muito importante a se atentar ao mundo Vuca é a colaboração entre as áreas. Nesse sentido, o setor de TI precisa quebrar barreiras e ser visto como uma área estratégica. Para isso, é essencial que a área seja proativa em três esferas:

  • Estar de olho nas mudanças de mercado em termos de tecnologia – especialmente em seus concorrentes;
  • Sugerir a aplicação de novas tecnologias e
  • Manter segura a infraestrutura de TI.

A segurança, aliás, é fundamental em um mundo VUCA, haja visto que os dados são essenciais para tomadas de decisão em um contexto que exige agilidade de resposta. Por isso, é importante também conhecer as principais ameaças de segurança de informação de TI, bem como as formas de prevenção e combate.

Concluindo

Com a convergência dos mundos físico e digital – e especialmente por vivermos em um ambiente corporativo de constantes mudanças tecnológicas que exigem resposta rápida aos desafios do mercado -, equipes e líderes de TI devem estar preparados a guiar suas empresas para cada vez mais dentro do contexto do mundo VUCA.

O mercado exige adaptações constantes e flexibilidade. A regra é que quanto mais preparado o negócio estiver para agir, mais ele se destacará. E para que isso seja possível a TI deve se antecipar e estar sempre por dentro de soluções que atendam não a um planejamento de longo prazo, mas um plano que possa ir crescendo (ou mudando) conforme a demanda.

 

Esperamos que este artigo tenha sido útil a você. Fique à vontade para compartilhá-lo em suas redes. Caso queira conversar sobre o assunto, entre em contato. Será um prazer ajudá-lo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *