Você sabe o que uma Central de monitoramento faz para o seu negócio?

NOCEmpresas que operam com tráfego de dados e comunicação entre periféricos/máquinas através da rede necessitam de cuidados especiais para que essas ferramentas operem sem maiores problemas. Dessa forma, hoje o assunto de nosso blog é sobre a importância de uma central de monitoramento e quais os seus serviços sob a gestão de profissionais competentes.

Existem alternativas viáveis para que o seu negócio não sofra problemas futuros, como perca de dados por paradas em servidores, falha nos equipamentos, sendo dessa forma uma solução requisitada por muitos empresários atualmente. Para você entender de forma mais simples, citaremos abaixo algumas funcionalidades do Zabbix e Nagios, importantes softwares de monitoramento em infraestrutura de TI.

Zabbix

A Ferramenta de monitoramento de redes Zabbix oferece uma interface interativa, se preocupando dessa maneira em mostrar ao profissional o andamento da rede em tempo real. Além de elucidar os dados em formas de gráficos, o zabbix pode alertar as pessoas competentes por SMS e e-mail, mostrando, dessa forma, que comunicação é o seu ponto forte caso aconteça algo atípico na operação da rede.

Quando o assunto é registro, o Zabbix realiza todo e qualquer registro ligado ao mapeamento da rede e suas ocorrências. Dessa forma, essas informações podem ser coletadas por banco de dados (MySQL, Oracle, outros), que na qual podem ser realizadas consultas das ocorrências de forma detalhada em forma de dashboards (painel de instrumentos).

Portanto, o Zabbix é uma ferramenta preciosa quando se trata de versatilidade para o profissional responsável da área, devido a sua definição de alertas e configurações que podem ser inclusas através de plugins/ações de acordo com a necessidade do cliente.

Nagios

O Nagios é, como o Zabbix, um sistema de monitoramento que também permite as organizações acompanharem o andamento da rede e a identificação de problemas de infraestrutura de TI. Dessa forma, o Nagios garante que a sua empresa trabalhe de forma impecável. A sua aceitação no mercado é gigantesca, mostrando que essa ferramenta possui um leque de atribuições para sua operação.

Além do Nagios possuir código aberto, ele possui uma infinidade de plugins prontos na internet. Dessa forma, o profissional pode controlar a infraestrutura da empresa da forma mais prática possível. Possui também a capacidade de monitorar vários servidores ao mesmo tempo, notificando quando um problema é localizado e quando ele é resolvido posteriormente.

Uma das desvantagens do Nagios é a sua interface, que possue um certo grau de ineficiência se relacionado ao Zabbix. Um quesito que deve se tomar cuidado é a sua configuração, não tendo um leque tão vasto e versátil quando o assunto são ajustes no sistema.

Eficiência máxima!

Diagnosticar e monitorar todas as falhas ligadas ao tráfego de dados de uma empresa  requer uma equipe gabaritada para lidar com esse tipo de operação. A Scurra possui centrais de monitoramento com profissionais competentes, opera com os melhores Hardwares e Softwares que o mercado disponibiliza, e claro, faz com que o seu negócio fique seguro e opere a todo o vapor.

Mostre-nos o que o seu negócio precisa, e com certeza vamos ajudar você!

Ficaste com alguma dúvida sobre o artigo? Comente pelos comentários e teremos prazer em lhe responder..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *