Câmeras de segurança CFTV e a segurança do seu negócio

CFTV

Num dia qualquer, ao terminar suas compras no shopping center, você volta para o seu estacionamento e… Cadê seu carro? Ele desapareceu! Alguém roubou o seu carro, e agora?

Bem, esta é só uma das situações em que um circuito fechado de televisão, o CFTV, se faz necessário. Além de fazer registro na polícia, a administração do estabelecimento irá verificar as imagens gravadas no sistema de câmeras de segurança para, assim, contribuir com a investigação, aumentando as chances de recuperação do veículo.

Um CFTV é um sistema fechado, ou interno, de televisão que distribui sinais de câmeras instaladas em estabelecimentos para pontos de visualização. As imagens podem ser gravadas e arquivadas ou, simplesmente, fazem a filmagem para apoiar a equipe de segurança a ter uma visão panorâmica da movimentação de pessoas num determinado espaço. O principal objetivo: prevenir incidentes, furtos e até desastres.

Principais dispositivos auxiliares dos sistemas de CFTV

Existem alguns tipos de dispositivos que contribuem para que o CFTV seja um aliado do gerenciamento de segurança pessoal ou patrimonial. Conheça os mais populares:

Câmeras de alta resolução

Não param de chegar ao mercado câmeras com altíssima resolução de imagem e som, o que contribui muito para que os sistemas CFTV se tornem cada vez mais eficientes e inteligentes. Muitas delas são capazes de identificar pessoas e até movimentos fora do padrão e, integradas a softwares de última geração, enviar alertas à equipe de segurança.

DVR

Do inglês Digital Video Recorder, o DVR é um sistema de gravação de imagens com saída tanto para televisores quanto para monitores de computador. Eles também possuem espaço interno para um ou mais discos rígidos, podendo ser manipulados com o software do fabricante – o que dispensa o computador – aceitando configurações via internet. Com isso, o DVR é um aliado do CFTV, permitindo que a equipe de segurança consiga alternar a visualização de dezenas de câmeras ao mesmo tempo.

NVR

Do inglês Network Video Recorder, o NVR é um sistema de gravação de vídeo em formato digital que envia as imagens para uma unidade disco e também aceita USB e cartões de memória. Os NVRs geralmente possuem hardwares dedicados que podem ser gerenciados por um sistema integrado de segurança, integrado ao CFTV.

HVR

Acrônimo do inglês Hybrid Video Recorder, o HVR, como o próprio nome diz, é um sistema de gravação de vídeo híbrido, ou seja, ele é capaz de gerenciar e armazenar imagens analógicas e digitais (de câmeras IP) simultaneamente.

Quais os benefícios de um sistema de CFTV para o seu negócio

Um CFTV pode, conforme a abrangência de sua cobertura, conter os vários tipos de dispositivos de gravação e gerenciamento de imagens. Como vimos, o objetivo central de um CFTV é proporcionar segurança, prevenindo roubos e outros incidentes, pois possibilita à equipe de segurança um monitoramento completo de ambientes controlados. A seguir veja outros benefícios:

Comodidade e praticidade

Com um bom circuito interno de televisão, você pode monitorar ambientes sem que um profissional de segurança esteja presente. O monitoramento pode ser feito 24 horas por dia, nos sete dias da semana. Assim, um ou dois agentes podem visualizar toda a movimentação de diversos locais da empresa, diminuindo os custos com pessoal ao mesmo tempo em que gera a documentação dos incidentes (gravações).

Mobilidade

Como os sistemas de CFTV estão cada vez mais modernos, é possível acessá-los via computador de qualquer lugar do mundo por meio de computadores ou dispositivos móveis como tablets e smartphones. Eles podem ainda ser parametrizados para enviar alertas via SMS ou e-mail com fotografias e imagens das ocorrências. Assim, se uma pessoa não autorizada tentar entrar num ambiente controlado, a equipe de segurança fica sabendo em tempo hábil para tomar providências.

Conclusão

Com uma boa solução de CFTV o seu negócio estará protegido 24 horas, pois ele previne alguns incidentes. Quando as pessoas sabem que estão sendo filmadas se sentem inibidas a agir de má fé e, caso haja ocorrências, entender o que aconteceu fica muito mais fácil com as imagens gravadas e devidamente catalogadas.

Obviamente, a tecnologia não trabalha sozinha. É preciso uma equipe de segurança devidamente treinada para operar o sistema e com instruções precisas para agir com rapidez e eficiência.

Para cotar um sistema de CFTV, entre em contato com nosso time de especialistas em segurança.

1 Comentário
  1. 5 anos ago
    Amanda

    Maravilha! Justo o que eu procurava sobre cameras de segurança. Muito obrigada!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *