Descomplicando as siglas: UTM – Unified Threat Management

UTM

A cada ano que passa, mais empresas migram suas plataformas e aplicativos para a nuvem. E como resultado, mais funcionários conectam seus dispositivos móveis às redes corporativas. Neste cenário, manter os usuários e os dados empresariais complementem protegidos das inúmeras ameaças cibernéticas é uma tarefa mais que fundamental, sendo considerada para grande parte dos especialistas um compromisso de missão crítica.

Mas os gestores não devem se preocupar com isso, pois no mercado existe uma variedade de opções para o gerenciamento dessas ameaças. Entre as mais utilizadas, podemos citar a UTM (Unified Threat Management), uma solução de segurança única que eleva o nível de proteção nas empresas e responde de forma proativa às diversas ameaças. A seguir, conheça um pouco mais sobre a UTM e como ela pode garantir a continuidade dos seus negócios.

Mas o que é UTM, afinal?

A UTM refere-se a uma abordagem de gerenciamento unificado de ameaças, que tem por objetivo proteger servidores, notebooks, desktops e dispositivos móveis conectados à uma rede corporativa. Uma solução UTM, seja física, seja virtual, pode incluir funções como: antivírus, anti-spam, anti-spyware, firewall de rede, detecção e prevenção de entradas não autorizadas, filtragem de conteúdo, entre muitas outras.

Ela dá aos gestores a capacidade de gerenciar as ameaças através de qualquer dispositivo, enquanto une os dados e informações em uma única interface e os armazena em um banco de dados. Esta unificação dos dados também permite uma detecção rápida de ameaças, que podem pôr em risco a continuidade da empresa no mercado. E devido à sua sofisticação, a UTM elimina a necessidade da empresa ter que contar com uma grande equipe de segurança.

Como esta solução unifica o gerenciamento?

Se a estratégia de monitoramento de ameaças da sua empresa se baseia em softwares desintegrados que protegem diferentes plataformas e sistemas operacionais, talvez a sua equipe de TI esteja expondo as suas operações e atividades a um alto risco. Quando ameaças reais ameaçarem o seu ambiente, os colaboradores não terão como reconhecer a sua gravidade, pois não contam com uma solução que integra múltiplas ferramentas.

Digamos, por exemplo, que o seu negócio conte com antivírus separados e ferramentas anti-spam para o gerenciamento de e-mails. Se uma mensagem com um anexo infectado introduz um vírus que começa a afetar os tablets e smartphones dos usuários da sua rede corporativa, sua equipe de segurança não poderá fazer esta detecção sem um software integrado que abrange ambas as plataformas.

Mas com uma UTM, as chances das ameaças serem detectadas, seja pela própria solução, seja pela equipe, aumentam drasticamente. Uma visão única do seu ambiente permite uma postura proativa em relação a segurança, dando-lhe a possibilidade de proteger todos os dispositivos, aplicações, redes e plataformas. E com a maioria das empresas apoiando a força de trabalho móvel, a adoção de uma solução UTM tornou-se essencial.

Como uma empresa pode implanta-la?

Assim como grande parte dos softwares empresariais estão sendo migrados para a nuvem, várias empresas fornecedoras de UTM decidiram oferecer esta solução através de assinaturas, ao invés de aparelhos físicos para compra definitiva. Os preços baixos tornam-se uma alternativa atraente principalmente para as pequenas empresas, que querem a todo custo conservar o seu orçamento e ainda proteger os seus negócios.

Além dos preços chamativos, os fornecedores também oferecem suporte e upgrades gratuitos para as empresas clientes. Vale lembrar que os serviços de segurança baseados em assinatura podem incluir aparelhos físicos, softwares virtuais e gerenciamento de ameaças baseado em nuvem, ou uma combinação de todos três. De qualquer forma, uma assinatura resume-se a uma taxa mensal.

O segredo para o bom uso da UTM

No mercado, algumas empresas de inteligência – como a Scurra – oferecem opções de gerenciamento de soluções UTM, já que este é o grande segredo para o bom uso desta incrível tecnologia. Entre os principais serviços, podemos destacar o gerenciamento de inventário de hardware, ativos de software, desempenho de aplicativos e filtragem Web. Estes são, sem dúvida, os ‘ingredientes’ essenciais para garantir uma política de segurança com êxito.

E você, já conta com um serviço de gestão de UTM na sua empresa? Entre em contato conosco e descubra como nossas soluções podem adicionar uma camada extra de inteligência em seu gerenciamento unificado de ameaças!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *