Hospedagem de serviços em nuvem: Saiba porque vale tanto a pena

Hospedagem de serviços

A necessidade de receber e transmitir grandes quantidades de informações tem causado um dilema em diferentes empresas, sejam novas ou consolidadas. E-mails, sites e seus domínios são apenas alguns dos dados que devem passar por esss sistemas todos os dias, mas ainda há dúvidas sobre o tipo de hospedagem correta que deve ser utilizada;

Algumas opções estão disponíveis no mercado, mas vamos nos concentrar em duas neste post. Uma delas é o serviço on-premise, que é a utilização de servidores localizados na própria companhia e a outra é a hospedagem em nuvem.

Entretanto, não há um modelo exato. O equilibro entre vantagens e desvantagens deve ser a pauta dos gestores. Vejamos os riscos e vantagens envolvidos em possuir serviços remotos on-premise.

Modelo on-premise para armazenamento de dados e serviços

Possuir servidores para armazenar serviços com acesso remoto é delicado no modelo on-premise. E-mails possuem um alto tráfego de dados entre colaboradores e clientes da empresa e esses dados devem ser armazenados em algum lugar com capacidade flexível. Isso também se aplica a domínios de sites, que tem conteúdos inseridos constantemente.

A flexibilidade a que nos referimos é a possibilidade de aumento da capacidade dos servidores de acordo com a necessidade. Isso pode acarretar gastos repetinos com a aquisição de novos equipamentos, assim como de novas salas.

O modelo on-premise é dito mais seguro que os demais pelo total controle dos dados, principalmente os sigilosos. Contudo, essa segurança se aplica a ataques e manipulação dos dados, mas não a problemas físicos. Incêndios, limpeza inadequada, oscilações e quedas de energia podem fazer com que o e-mail e seu site fiquem fora do ar. Isso torna necessária a utilização de nobreaks, filtros de linha e redundâncias – a possibilidade de entrar um outro servidor ou equipamento quando outro deixa de operar. A rendundância é aplicada tanto em backups como em fornecimento de energia e é uma das características presentes também em serviços de nuvem, como veremos a seguir.

Contornando os problemas com PaaS

Chamamos de Paas a categoria de serviço em nuvem onde hospedagem de aplicativos e dados como e-mails e sites se encontra. PaaS fornece uma plataforma que permite que os usuários desenvolvam, executem e gerenciem aplicativos sem a complexidade de infraestrutura. Uma das grandes vantagens é que os aplicativos podem ser acessados de diversos sistemas operacionais e diferentes dispositivos.

Serviços remotos hospedados dessa forma possuem seguranças inerentes e fornecidas pelo próprio provedor de serviços da nuvem, como firewalls, antispam, antivírus e grande capacidade de armazenamento. Há ainda as vantagens comuns a todos os serviços em nuvem: flexibilidade, redundância, pouca infraestrutura (que acaba reduzindo a área e, logo, o aluguel de salas) e uma equipe menor.

E-mails e sites também possuem horários de pico que podem ser considerados na hora do contrato com o provedor da nuvem. Como há diferentes modalidades de pagamento, é fácil encontrar um plano que se adeque à companhia de acordo com a necessidade de armazenamento e horários de pico.

Como pode ser visto, serviços de cloud são ideais para pequenas e médias companhias que estão crescendo e necessitam de flexibilidade para adequar o tráfego de dados a esse crescimento.

Em companhias maiores, que possuem uma imensa quantidade de dados que por muitas vezes são altamente sigilosos, se torna fundamental possuir um departamento dedicado de TI, mesmo que esta empresa possua serviços na nuvem.

A SCURRA TI possui soluções on-premise e em nuvem de acordo com a necessidade de sua empresa. Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco e fique de olho em nosso Blog Scurra TI para mais novidades.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *