Conheça tudo sobre a internet das coisas

Internet-das-coisas

A internet das coisas é um conceito que vem ganhando cada vez mais força e se tornando realidade. O tema nada mais é do que a forma de interligar de forma global todas as redes possíveis.

Com ela não só as redes, mas todos os objetos de uma casa e de uma empresa poderão se conectar com a internet e realizar tarefas que até há pouco nós achávamos impossíveis de acontecer. E esse cenário faz com que pensemos além, e imaginemos um mundo no qual tudo se conectada e a tecnologia é a força geradora de cidades e países inteiros.

Essa ideia nasceu em 1991, um ano onde nem mesmo a internet era muito conhecida pelo grande público. No entanto foi apenas em 1999 que Kevin Ashton, do Massachussets Institute of Technology propôs que os aparelhos e objetos mais corriqueiros de nossa rotina pudessem ganhar uma inteligência e conectividade capaz de fazer com que eles facilitassem ao máximo nossas atividades.

Nasceram assim as redes inteligentes, as smart TVs, as geladeiras inteligentes, os carros inteligentes e até mesmo as câmeras e monitores mais inteligentes. Mas você sabe como isso podem impactar na área de TI e como você precisará se preparar para esse futuro não tão distante?

Os números sobre a Internet das coisas

Ao toda já se calcula que mais de 5 milhões de coisas estejam conectadas diretamente à internet, mas esse número pode ultrapassar os 200 milhões em apenas 5 anos.

O mercado que mais receberá investimentos para se preparar para esse futuro próximo é o setor de TI, com nada menos do que 30% do investimento, um valor que vai ultrapassar os US$ 87 bilhões nos próximos dois anos.

Esses valores nos mostram uma realidade na qual os clientes exigirão que os objetos que eles possuem consigam realizar as necessidades que eles almejam, e para isso, precisaremos adotar um novo meio de ver as coisas.

A internet das coisas e o setor de TI

Hoje nós já temos dispositivos inteligentes e que são usados em qualquer lugar, eles fazem parte de uma realidade comercial conhecida como BYOD (bring your own device), como já falamos nesse post aqui.

Mas a área que mais vai receber a atenção de todos os profissionais do setor são as soluções de segurança que devem aparecer para manter dados e aparelhos a salvo de problemas.

O profissional de TI aparece na hora de manter essas redes interligadas e seguras e se tornará importante não apenas para empresas, mas também para pessoas que estão usando o IOT em suas casas. E isso também fará com que a automação seja a palavra da vez e que as pessoas consigam controlar todos os seus objetos de um único dispositivo ou painel.

A Scurra já se prepara para a era da Internet das Coisas, mostrando como o TI deve se relacionar com essa nova forma de agir. Por isso a empresa é conhecida como um verdadeiro coringa para quem precisa solucionar um problema tecnológico, oferecendo assim serviços da mais alta qualidade e sempre antenados com o que acontece no mundo em questão de tecnologia e novidades. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *