Uso de drones possibilita inovação nos negócios

O uso de drones para fins recreativos ganha mais força aqui no Brasil, principalmente depois que a própria ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) fez valer a primeira regulação quanto ao uso de aeromodelos e RPAs em solo nacional. Para você entender, são considerados aeromodelos as aeronaves não tripuladas remotamente pilotadas usadas para recreação e lazer. Já as aeronaves remotamente pilotadas (conhecidas por RPA) são as não tripuladas utilizadas para fins experimentais, comerciais ou institucionais.

No meio corporativo, talvez um dos melhores exemplos da utilização dos drones venha da Amazon, com o Amazon Air. De acordo com o Business Insider, a empresa fez mais de cinco bilhões de entregas via drones para clientes Prime em 2017.

Além de ser uma maneira de entregar mercadorias, o uso de drones pode ser muito explorado para fins profissionais. Aliás, pode, inclusive, ser uma ideia para novos negócios. Quer ver?

Uso de drones na educação

Empresas podem utilizar as aeronaves para treinamento em combate a incêndios, treinamento de engenharia, estudos ambientais e muito mais. Os drones podem fornecer novas perspectivas para alunos e permitir que eles realizem suas próprias pesquisas com a tecnologia.

Uso de drones na mídia

Se anteriormente as tomadas aéreas eram apenas para grandes corporações de notícias que podiam pagar um helicóptero, agora jornalistas locais e pequenos meios de comunicação podem facilmente capturar imagens aéreas para cobertura de notícias.

Adicionalmente, com os drones é possível ir até áreas de difícil acesso e perigosas. Mesmo tarefas simples, como gravar uma entrevista cara a cara, podem ter tomadas mais dinâmicas.

Uso de drones na agricultura

Não só os drones podem ajudar agricultores a fazer o inventário da colheita, como também podem ser utilizados para mapear e estudar o terreno e seus sistemas de irrigação. Além disso, podem ser equipados para pulverizar pesticidas, fertilizantes ou água nas plantações. Para fazendas com gado, um uso para a tecnologia é no monitoramento dos animais.

Uso de drones no monitoramento ambiental

Assim como os agricultores beneficiam-se dos drones para o monitoramento de animais e plantações, a tecnologia pode ser utilizada para controlar ambientes ecológicos. Os aeromodelos fornecem dados sobre o crescimento vegetativo e sua saúde, bem como sobre os animais, possibilitando a identificação de espécies em locais de difícil acesso.

Uso de drones na arquitetura e construção

Drones podem ser utilizados por arquitetos para a captura de imagens de uma propriedade para criar representações em 3D das estruturas que pretendem construir. Assim, os profissionais podem criar conceitos reais de seus projetos.

Para os engenheiros os aeromodelos oferecem uma grande mão na roda na pesquisa de solo e de terrenos, permitindo que eles tenham mais dados para avaliar a viabilidade de uma construção.

Uso de drones para controle de estoque

Se drones podem ser utilizados para “escanear” uma plantação ou controlar os animais de uma área, por que não utilizar a tecnologia para controle de estoque? Exatamente por isso é que é mais do que natural que grandes empresas do varejo já estejam adotando os aeromodelos para esse fim.

Para entender como funciona, assista a um vídeo da Eyesee, empresa vendedora de drone para controle de estoque:

Agora que terminamos, aproveite que está aqui e fique por dentro das novidades da TI. Acesse o blog da Scurra, acompanhe nossos materiais e mantenha-se informado. E para conhecer sobre nosso trabalho, acesse nosso site e/ou entre em contato. Será um prazer falar com você. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *