INTERNET, você não pode ficar sem! Multi-links e Multi-wan
Em 1994 surgiu o primeiro mecanismo de busca, o Yahoo, e em 1998 foi lançado formalmente o Google, potencializando o acesso a informação de uma forma inteligente e conquistando amplamente os ‘internautas’. Em 2011 o tráfego global da internet atingiu 27 mil petabytes por mês.
Atualmente, a internet é um universo rico, mas em evolução contínua, de sites, aplicativos interligados e redes sociais, permitindo acesso fácil a conteúdos de vídeos, fotos e outras mídias. O arsenal produzido por desenvolvedores de tecnologias é gigante, conseguindo explorar potenciais e formar gerações de experiências inovadoras.
Além do universo particular, o universo corporativo enxergou a oportunidade e necessidade de se tornar presente neste ambiente e disponibilizar cada vez mais experiências aos usuários de forma a manter os seus clientes e captar novos. Novos conhecimentos surgiram como imprescindíveis para esse mundo da conectividade, pois é preciso falar a linguagem dos usuários da grande rede, é preciso exibir uma imagem que atraia, que desperte curiosidade. O valor ao conteúdo publicado é grande e exige pesquisa, especializações e técnicas que viabilizem os resultados para as empresas.
Do ponto de vista técnico de conexão, a internet pode facilmente se manter estável. Dificilmente uma empresa sofre com falhas de conexão. Os sistemas denominados multi-links ou multi-wangarantem a permanência do acesso por quem os adota. Esses sistemas possuem mais de um link ao mesmo tempo e, preferencialmente, de dois operadores diferentes para as rotas e acessos terem efetivamente redundância.
Conhecendo alguns sistemas multi-links ou multi-wan
- openWRT: trata-se de uma distribuição Linux para dispositivos embarcados, orientada a sistemas que envolvem comunicação em rede, como roteadores, servidores de arquivo, gateways e outros dispositivos. A solução implementa seu próprio mecanismo de comunicação entre processos chamado ubus (micro bus) e se destaca por ser uma ótima solução para desenvolvimento de gateways, conectando sensores e wearables, entre outros, à nuvem;
- Pf-Sense: trata-se de um software livre, licenciado sob BSD license (uma marca registrada da Eletric Sheep Fencing, LLC), baseado no sistema operacional FreeBSD e adaptado para assumir o papel de um firewall e/ou roteador de redes. Atua no combate às ameaças externas a rede local, permitindo controlar, monitorar e auditar os próprios usuários ou funcionários da empresa;
- Mikrotik: trata-se de um sistema operacional com diversas funcionalidades e facilidade de uso, através de uma interface amigável de configuração de rede. É baseado em Linux, podendo ser instalado em um PC comum ou embarcado em placas compactas SBC (Single Board Computer). A solução contempla a implementação de regras complexas de firewall, QoS e protocolos de roteamento dinâmico, dispondo também, entre suas inúmeras funcionalidades, de configuração e monitoramento em tempo real;
- Firewall Linux: trata-se de soluções de segurança baseadas em Linux e que impede que qualquer um acesse a rede privada. Para que a empresa possa proteger os seus dados de acessos indevidos é importante cuidar da sua porta de entrada, configurando um firewall ideal para suas necessidades.
É difícil imaginar o que nos aguarda com a internet, uma vez que em pouco tempo passamos a acessá-la de diversos dispositivos, inclusive no ambiente doméstico. Para as organizações, é praticamente impossível ficar fora desse mundo, independente do ramo de atuação. Contar com especialistas em soluções que garantem a sua estabilidade e conforto na rede é uma necessidade. A tecnologia da informação traz ao mercado, a todo momento, inovações que auxiliam em muito o desenvolvimento e crescimento dos negócios. É preciso ficar atento para aumentar a competitividade.
O que você achou desse contúdo? Deixe um comentário! Sua opinião é importante para nós.
